segunda-feira, 19 de maio de 2008

A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO NO COMBATE AO ASSÉDIO MORAL

* Arthur Lobato

Muitas vítimas de assédio moral só percebem que sofreram o processo doloroso do assédio quando este já foi executado, sua capacidade laborativa foi minada e já vivencia uma série de problemas somáticos, psíquicos e emocionais.
O sintoma é aquilo que emerge, é o que aparece. E os sintomas mais comuns nas vítimas de assédio moral são: baixa-estima, nervosismo, stress, insônia, taquicardia, perturbações gastro-intestinais, falta de desejo sexual, consumo indiscriminado de drogas lícitas e ilícitas, esgotamento físico e psíquico. Sintomas que podem levar a diagnósticos como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo, paranóia, etc.
A causa de todo este mal é ter sido vítima de assédio moral.
No trabalho a vítima de assédio moral geralmente apresenta queda na produtividade e na qualidade do serviço, falta de motivação, atrasos, licenças médicas, isolamento do grupo e ambivalência dos sentimentos - como mecanismos de defesa.
Muitas pessoas não acreditam que o quadro descrito acima acontece. Por isso, faço uma comparação: pode-se não acreditar que um simples mosquito transmita uma doença que leva até à morte, como no caso da dengue hemorrágica, mas é uma realidade. O doente vítima da dengue precisa de cuidados médicos, assim como a vítima de assédio moral. Nos dois casos o mais importante é a prevenção, pois a doença já é o sintoma.
A prevenção da dengue se faz com campanhas educativas e orientação para impedir que o mosquito transmissor da dengue se prolifere, eliminando suas larvas e impedindo o aumento de casos da doença. Da mesma forma, no assédio moral é importante a divulgação do tema em campanhas educativas de esclarecimento, palestras, debates, leituras sobre o assunto e principalmente na atuação dos sindicatos na defesa da saúde do servidor. Tudo para que o assédio não tome proporções de uma epidemia. Somente com a prevenção e o combate poderemos impedir a proliferação deste mal: o assédio moral no trabalho.

* Psicólogo, jornalista e membro da Comissão de Combate ao Assédio Moral no Trabalho em sindicatos

Artigo publicado no jornal Expressão Sinjus nº 156, em 23 de novembro de 2007

Nenhum comentário: