terça-feira, 20 de outubro de 2009

Lydia Guevara profere palestra no TJ

Na manhã do dia 3 de setembro, no auditório do TJMG, a professora e jurista cubana, Lydia Guevara, proferiu uma palestra para servidores e magistrados sobre Direitos Humanos e Dignidade no Trabalho, na Perspectiva do Serviço Público. Os sindicatos, SERJUSMIG e Sinjus, que já vêm desempenhando um trabalho de combate ao assédio moral desde 2007, apoiaram o evento e ressaltaram a importância da prevenção e combate à exposição de servidores a situações humilhantes e constrangedoras.

O 2° vice-presidente do SERJUSMIG, Rui Viana, o coordenador geral do Sinjus, Robert França, o psicólogo e jornalista, Arthur Lobato e o desembargador e 2° vice-presidente o TJMG, Reynaldo Ximenes compuseram a mesa de debates. A palestra foi transmitida, através de vídeo conferência, para as comarcas de Governador Valadares,
Montes Claros e Passos.

Lydia é esperada no 11º Encontro de Delegados do SERJUSMIG, que acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de novembro, para abordar o assunto com os servidores sob a ótica dos direitos humanos e da dignidade no trabalho.

Atualmente, além de cartilhas e palestras sobre o combate ao assédio moral, os sindicatos SERJUSMIG e Sinjus mantêm uma equipe composta por um psicólogo, um advogado e um representante sindical de cada entidade, que avalia os casos de assédio moral e orienta os servidores quanto a providências preventivas e, ainda, aquelas que devem ser tomadas após ser detectado o assédio.Além disso, foi esta Comissão que fomentou a discussão e mobilização em favor da aprovação de projeto de lei na Assembléia Legislativa tratando sobre o tema.

Publicado no Serjusmig Notícias 134 - Outubro 2009

Nenhum comentário: