sexta-feira, 30 de março de 2012

Pesquisadores franceses Marie-France Hirigoyen e Cristophe Dejours em Porto Alegre

Imagem
No dia 20 de abril, a EJ receberá dois renomados pesquisadores, psiquiatras e psicanalistas franceses: pela manhã, Christophe Dejours palestrará sobre o tema “Saúde, Subjetividade e Trabalho na Empresa e na Instituição Judicial”. A tarde será marcada pela presença de Marie-France Hirigoyen, falando sobre “Assédio Moral no Trabalho: Diferenças entre o Verdadeiro e o Falso”.

O evento, destinado a magistrados do TRT4 e aos servidores que exercem funções de assessoramento, será realizado no Auditório Ruy Cirne Lima, e contará com tradução simultânea.

Os palestrantes

Cristophe Dejours é psiquiatra, psicanalista e professor de Psicologia do Trabalho no Conservatoire National des Arts et Métiers, Cnam/Laboratoire de Psychologie du Travail et de L'Action, uma instituição pública ligada ao Ministério da Educação da França. É membro do Instituto de Psicossomática de Paris e da Association Psychanalytique. Autor de diversas obras.

Marie-France Hirigoyen é psiquiatra, psicanalista, psicoterapeuta familiar e professora de Vitimologia na Universidade de Paris. Trabalha regularmente com o Parlamento Europeu, o Conselho da Europa e a Comissão Européia sobre o tema assédio moral e sexual. Foi consultora para a elaboração da legislação francesa sobre esse tema e para a Lei Quebec. Autora de diversos livros e artigos.
Fonte: Escola Judicial do TRT-RS


Informações: http://www.trt4.jus.br/


 Escola Judicial divulgou ontem (06) o seu Boletim Informativo nº 17, que destaca os eventos destinados aos magistrados do TRT4, para o primeiro semestre deste ano.

Esta programação foi desenvolvida a partir do Planejamento Estratégico do Tribunal, das competências do magistrado, conforme as regras da ENAMAT (Resolução nº 07/2010), e das sugestões recebidas de magistrados e servidores ao longo do ano de 2011. Com base no Projeto Pedagógico da Escola Judicial, as atividades seguem sistematizadas em três eixos temáticos – Fundamentos, Práticas de Jurisdição e Gestão.

Para otimizar a participação dos magistrados às sextas-feiras, organizou-se a programação de maneira que, sempre que houver aulas de pós-graduação e de extensão em convênio com a Universidad de la República del Uruguay (em Porto Alegre), serão realizadas, paralelamente, atividades no interior. Nas demais sextas-feiras, acontecerão eventos de destaque na capital, incluindo renomados palestrantes como, por exemplo, os ministros Rosa Maria Weber e Luiz Phillipe Vieira de Mello Filho, a doutrinadora Ada Pellegrini Grinover e os pesquisadores franceses Marie-France Hirigoyen e Cristophe Dejours. Em outros dias da semana, atividades regulares terão espaço, como os já tradicionais “Fins de Tarde na EJ”.

Vários destes eventos serão abertos também a servidores. Outras atividades estão sendo preparadas e serão divulgadas oportunamente via e-mail e no site da Escola Judicial.

20/04/12 - 10h às 12h        Saúde, Subjetividade e Trabalho na Empresa e na Instituição Judicial
                                        MINISTRANTE: Cristophe Dejours
                                                                 Pesquisador, psiquiatra e psicanalista (França)

20/04/12 - 14h30 às 16h30  Assédio Moral no Trabalho: Diferenças entre o Verdadeiro e o Falso
                                         MINISTRANTE: Marie-France Hirigoyen
                                         Pesquisadora, psiquiatra e psicanalista (França)


Informações: http://www.enamat.gov.br/



Nenhum comentário: