sexta-feira, 21 de setembro de 2012

13º Seminário de CIPAs em São Paulo

Arthur Lobato, Glene Rodrigues, João Antonio Nunes Gomes, Dráuzio Varella, Francisco Beserra

O Sindpd promoveu na quinta-feira (20/09), no hotel Novotel São Paulo Jaraguá, o 13º Seminário de CIPAs, que  contou com a participação dos palestrantes Dráuzio Varella, Glene Rodrigues e Arthur Lobato e a presença de mais de 300 cipeiros de empresas de TI da capital e do interior.

O evento debateu formas de melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho.  Estresse no Trabalho foi o tema da palestra com Dráuzio Varella; Prevenção e Promoção da Saúde dentro da empresa foi o tema debatido com Glene Rodrigues; e Assédio Moral com o palestrante Arthur Lobato.
 
As Comissões Internas de Prevenção a Acidentes (Cipas) são importantes parar evitar que os trabalhadores se machuquem. No caso dos profissionais de TI, que possuem uma rotina voltada para computadores, programação de códigos, números e solução de problemas, o papel desses grupos assume uma diretriz mais voltada para combater doenças como Lesão por Esforço Repetitivo (LER), Tendinite, Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho (DORT) e aquelas relacionadas ao alto nível de estresse.

A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5) do Ministério do Trabalho. Empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados precisam ter comissões dependendo do grau de risco em que são classificadas.

















Nenhum comentário: