sábado, 22 de setembro de 2012

Seminário de CIPAs reúne 300 representantes e promove debate sobre saúde no trabalhador de TI

Evento contou com palestras de Drauzio Varella,  Glene Rodrigues e Arthur Lobato




Com muita informação e interação, o Sindpd realizou nesta quinta-feira (20) o 13º Seminário de CIPAs (Comissões Internas de Prevenção a Acidentes). O evento reuniu cerca de 300 representantes de mais de 100 empresas da área de TI do estado de São Paulo que puderam debater os temas "prevenção e promoção da saúde na empresa", com a médica Glene Rodrigues, "Assédio Moral", com o psicólogo Arthur Lobato e "Estresse e Qualidade de Vida", com o médico Drauzio Varella. A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Sindpd, Antonio Neto, pelo vice-presidente, João Antonio, pelo secretário geral, José Gustavo Oliveira e pelo superintendente regional do Trabalho e Emprego, José Roberto Melo. 

O secretário de saúde e segurança do trabalho do Sindpd, Antonio Randolfo, abriu o seminário ressaltando a importância do encontro para a interação do sindicato com a área. "É uma grande alegria receber os membros da nossa categoria, que são nossos parceiros, que zelam pelo cumprimento da CCT nas empresas. O seminário é muito importante para receber os indicativos e melhorar nossa atuação a partir de agora, focados sempre no bem-estar do trabalhador de TI."

O presidente do Sindpd, Antonio Neto, também afirmou que com a nova administração o segmento da saúde será ainda mais eficiente. "Este seminário encerra o ciclo desta gestão. Tivemos várias conquistas e para os próximos quatro anos queremos conquistar muito mais. O sindicato investe muito nas particularidades da categoria. Porque este é um segmento que tem doenças específicas. Cada vez mais vamos investir na saúde do trabalhador de TI", disse Neto.

Para o superintendente do MTE, a iniciativa é muito importante para informar os trabalhadores e criar um espaço para que eles também tragam suas experiências. "O evento é extremamente relevante sob a ótica do Ministério do Trabalho e da sociedade civil. Não podemos continuar convivendo com práticas que não beneficiem o trabalhador. O MTE tem uma série de ações que contemplam a visão do meio ambiente e da saúde do profissional e o Sindpd é nosso parceiro. Queremos empresas saudáveis e trabalhadores saudáveis", frisou Melo.

Palestras

A primeira palestra do dia foi ministrada pela Dra. Glene Rodrigues, que esclareceu a importância da qualidade de vida no ambiente de trabalho e fora dele. "Uma pessoa que está bem emocionalmente, afetivamente e fisicamente é um profissional que trabalha melhor e produz mais". Ela também ressaltou que as campanhas de prevenção a doenças nas empresas são muito importantes e que o sindicato disponibiliza material para algumas delas como a de vacinação do HPV.

O psicólogo Arthur Lobato foi o segundo especialista a falar. Ele explicou todo o processo de assédio moral. Como ele ocorre, a forma de identificá-lo e de combatê-lo, as consequências para quem sofre o assédio, para o ambiente de trabalho e à empresa. "O assédio moral é o processo de práticas perversas, autoritárias que fazem o trabalhador adoecer. O medo do desemprego faz as pessoas aceitarem muitas humilhações. Os cipeiros precisam ajudar a identificar o problema que muitas vezes não é físico e sim psicológico", ressaltou.

A última palestra do dia foi ministrada pelo Dr. Drauzio Varella. Com muito bom humor, ele discutiu a questão do estresse relacionado às doenças da sociedade contemporânea. "Estresse é um problema do mundo moderno. O nível de concorrência atual nunca existiu na história da humanidade. A vida era mais simples. Hoje, com a vida sedentária, a falta de tempo e o estresse junto com o computador, o celular e a necessidade de estar sempre trabalhando, criou-se um mundo de loucos".

Segundo Drauzio, as principais epidemias existentes no Brasil são a hipertensão, que atinge metade dos brasileiros com mais de 50 anos, e o diabetes, que acomete 12% da população do país. O estresse potencializa essas doenças e as mulheres são mais atingidas pela jornada dupla que exercem. "Os distúrbios são mais frequentes nas mulheres pela exigência do trabalho e da ajuda em casa. Elas precisam trabalhar, cuidar dos filhos, da casa e da beleza. Isso gera um nível de estresse maior do que o dos homens. Por isso, elas sofrem mais com os problemas causados por ele".

Para finalizar, ele ressaltou que a prática constante da atividade física é a forma mais eficiente de combater esses problemas. "O exercício físico é antiestressante, tranquilizante e protege contra todos os males do homem moderno: câncer, doenças reumatologias, obesidade e as degenerativas. É fundamental reservar um momento do dia para praticar exercícios físicos".


Para acessar o conteúdo do 13º Seminário de CIPAs, clique aqui
Confira mais fotografias:




















Sindpd realiza 13º Seminário de CIPAs

 http://www.sindpd.org.br/


Nenhum comentário: