quarta-feira, 5 de setembro de 2012

SERJUSMIG no combate ao assédio moral pelo País


NOSSA Comissão participa de Seminário, em Curitiba, organizado pelos companheiros do Paraná

Orientar e conscientizar servidores(as) sobre formas de combater e prevenir o assédio moral no ambiente de trabalho. Foi com tal propósito que, no dia 4/5/2012, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Paraná (Sindijus-PR) realizou um seminário sobre o assunto.

Entre os palestrantes do evento, estavam os membros da “Comissão SERJUSMIG/Sinjus-MG de Combate ao Assédio” - Rui Viana (Vice-Presidente do SERJUSMIG); Robert Wagner (Coordenador-Geral do Sinjus-MG) e Arthur Lobato (Psicólogo da Comissão) -, e também o Vice-Presidente da Federação Nacional da nossa categoria (Fenajud), Vice do SERJUSMIG, Luiz Fernando Souza.

Em pauta, o Mal e o Bem
O evento contou com dois momentos distintos: pela manhã, troca de experiências sobre situações aflitivas vividas em diferentes órgãos públicos/ privados; e depoimentos sobre iniciativas de combate à prática danosa. Luiz Fernado representou a Fenajud nesta Mesa.

No segundo momento, à tarde, além de terem sido abordadas iniciativas no âmbito da legislação, foram apresentadas formas de organização para a luta contra o Assédio Moral. Neste ponto, foi apresentado um pouco do trabalho da NOSSA “Comissão”.

Além da participação dos membros da “Comissão SERJUSMIG/Sinjus-MG” e da Fenajud, o evento contou com palestras da doutora em Psicologia pela PUC-SP, Terezinha Martins dos Santos Souza; do deputado estadual Tadeu Veneri (PT/PR) - autor de um Projeto de Lei sobre o tema; do advogado Ludimar Rafanhim; de Marisa Stedile (da CUT/PR), Alessandra Oliveira (do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba/ Sismuc) e Antonio Marcos Pacheco (da Associação dos Oficiais de Justiça do Paraná/ Assojepar), entre outros convidados.

Metas e méritos

De acordo com o Coordenador do Sindijus-PR, José Roberto Pereira, o seminário visou a ampliar a troca de informações, a fim de contribuir para melhorar a qualidade de vida nos ambientes de trabalho. Segundo os organizadores, o evento foi avaliado positivamente pelos participantes.

O Sindjus-PR aproveitou o Seminário para oficializar o lançamento da cartilha e da campanha “Assédio Moral Chega! Juntos para combater”. Na avaliação do SERJUSMIG, o evento propiciou uma rica troca de experiências na caminhada por um Judiciário melhor e mais JUSTO em todos os aspectos. Parabenizamos os(a) colegas paranaenses pela iniciativa, desejando sucesso nesta luta.

Publicado em:  Edição 151 - Junho / Julho 2012



Nenhum comentário: