terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Assédio Moral: A palavra dos especialistas

* Por Arthur Lobato

Informação é poder, gera conhecimento e a diretoria do SINJUS-MG intensifica seu trabalho de combate ao assédio moral, criando esse novo espaço no site, compartilhando artigos já publicados no jornal Expressão SINJUS e, mensalmente publicando um novo artigo relacionado ao tema assédio moral.

Nos próximos meses analisaremos as palestras realizadas por Marie France Hyrigoen, a maior especialista sobre o tema assédio moral, e Chistopher Dejours, um dos maiores pesquisadores do mundo, que analisa a relação prazer-sofrimento no trabalho. Ambos são franceses e estiveram no Brasil, a convite da Escola Judicial do TRT 4, em Porto Alegre, no dia 20 de abril deste ano.

Marie France em sua brilhante palestra, abordou as diferenças entre o stress e o assédio moral, e a necessidade de um clínica médica ou psicológica que leve em conta a influência do trabalho no conflito intrapsíquico, além da necessidade de uma acolhida a partir de uma escuta diferenciada para as vítimas de assédio moral, confirmando, assim, a importância do trabalho realizado pelo SINJUS-MG, com o plantão de atendimento às vítimas.

Christophe Dejours enfatizou uma mudança paradigmática resumida na frase “da sintomatologia para a etiologia”, ou seja, é necessário que entendamos as causas, a origem do adoecer do trabalhador, reforçando a necessidade da prevenção, e não apenas cuidar do sintoma, ou seja, da doença. Prevenir é a melhor solução, reforçando o esforço do Sindicato, que há anos tem feito um trabalho de informação, conscientização, prevenção, que culminou na aprovação da Lei Complementar 116/2011, que dispõe sobre a prevenção e punição do assédio moral na administração pública estadual.

Participe, opine, denuncie e ajude a erradicar o autoritarismo, as humilhações, as injustiças - práticas abusivas, que causam mal estar, impotência, mágoa, revolta, sofrimento e adoecer do servidor.

Combater o assédio moral e lutar por um ambiente saudável no trabalho. Esta é uma das lutas da nossa Comissão - uma necessidade de todos os trabalhadores.

Fortaleça seu Sindicato, participe, seja solidário, pois a próxima vítima pode ser você. Somente unidos poderemos enfrentar este mal estar do século XXI: o assédio moral no ambiente de trabalho.

Fique ligado no próximo artigo, ele trará detalhes importantes expostos pelos especialistas acima citados! Acompanhe aqui.

PUBLICADO NO SITE DO SINJUS/MG

Nenhum comentário: