sexta-feira, 5 de julho de 2013

Comissão contra assédio moral no TJMG se reúne para traçar estratégias


A Comissão paritária contra o Assédio Moral no TJMG se reuniu pela primeira vez na quarta-feira (19/6) para definir estratégias de trabalho. O objetivo da Comissão, instituída pela Portaria nº 2832/2012, é coordenar ações de prevenção, promover conciliação e buscar soluções para os casos de possível assédio moral no trabalho.
No encontro, foi analisada uma minuta de resolução que vai pautar o trabalho da Comissão Paritária. Os participantes defenderam que a prevenção se dá por meio da conscientização das pessoas sobre a realidade que envolve o assédio moral no trabalho, fenômeno que gera prejuízo para todos. Nesse sentido, foi solicitado que a EJEF promova palestras sobre assédio moral nos encontros administrativos realizados no Judiciário. No mês de julho, a EJEF deve realizar uma palestra, durante os eventos em comemoração ao aniversário da escola judicial.
Os sindicalistas esperam que, tão logo a minuta seja concluída, haja um contato imediato com o presidente do Tribunal para que este paute o tema para deliberação do Órgão Especial do Tribunal de Justiça, a quem cabe deliberar sobre a resolução.
LC 116/2011
O trabalho da comissão está pautado na Lei Complementar 116/2011, que dispõe sobre a prevenção e a punição do assédio moral na administração pública estadual, e onde podem ser encontradas as modalidades de assédio moral. Serviu de base ainda para a elaboração da minuta, o Decreto 46060/2012, que regulamenta a Lei Complementar 116.
Para o coordenador-geral do SINJUS-MG, a expectativa é que os servidores tenham a sua dignidade assegurada já que ninguém deixa de ser cidadão ao adentrar no local do trabalho. “Queremos que o Tribunal cumpra sua responsabilidade institucional de zelas pelas boas relações no ambiente de trabalho e preservar a saúde dos trabalhadores”, afirma.
Participaram da reunião, os juízes Flávia Lanari, presidente da Comissão, Andréa Cristina Miranda Costa, Mônica Libânio Rocha Bretas e Rui de Almeida Magalhães, bem como o representante do Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (Sinjus), Robert Wagner França, do Sindicato dos Servidores da Justiça de 1ª Instância do Estado de Minas Gerais (Serjusmig), Rui Viana Silva, e do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Minas Gerais (Sindojus), Ana Luiza Carneiro.
A próxima reunião da Comissão foi agenda para quinta-feira, dia 27/6, às 9 horas da manhã.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Nenhum comentário: