sábado, 28 de setembro de 2013

Assédio Moral em discussão no II Seminário de Saúde do Trabalhador



A prática do assédio moral tem sido, infelizmente, cada dia mais comum no ambiente do serviço público. O tema inicia o segundo dia de debates do II Seminário de Saúde do Trabalhador do SINTSEF/CE, nesta sexta-feira, 27 de setembro.
Compondo a mesa de discussão dois grandes palestrantes: o psicólogo e jornalista Arthur Lobato, que além de estudioso do tema, atua no combate ao assédio moral nos sindicatos dos trabalhadores da justiça, em Minas Gerais; e o procurador do Ministério Público do Trabalho Carlos Leonardo Holanda Silva, coordenador nacional de defesa do meio ambiente de trabalho.
Segundo o procurador do trabalho Leonardo Holanda, essa prática envolve uma série de fatores que, geralmente a partir da discriminação, causam desconforto e humilhação no ambiente do trabalho. O palestrante lembra que é necessário que sejam comportamentos repetitivos para caracterizar o assédio. Carlos Leonardo destacou que é preciso cuidado para não banalizar o conceito de assédio, “interesses contrariados não caracterizam assédio, simplesmente”, enfatizou o procurador. Outro detalhe pontuado por Leonardo Holanda foi a diferenciação entre assédio moral e assédio sexual, afirmando que o assédio sexual tem um interesse claro, que é a obtenção de sexo do assediado, enquanto o assédio moral acontece em outra instância, geralmente para “diminuir” o trabalhador, por motivos diversos.
Já o psicólogo Arthur Lobato enfatizou a necessidade de organização coletiva para o combate ao assédio moral. O movimento é importante para começar a discussão, para “chacoalhar” as autoridades em relação ao tema e, para que seja claro que o trabalhador tem o conhecimento e pode ir atrás dos seus direitos.
Três blocos de intervenções foram feitos, cada um com a participação de cinco pessoas. Nas perguntas e depoimentos os participantes atestaram possíveis casos de assédio em seus órgãos de atuação. Na sequencia os palestrantes esclareceram as dúvidas e debateram em cima dos comentários apresentados pelo público. O debate foi rico e participativo.

Publicado em: http://www.sintsefceara.org.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Estive lendo este post e percebi a um tempo que os favores do meu chefe na verdade não são favores e sim uma armação tentando me destruir pscicologicamenete, profissionalmente, e moralmente, mas eu preciso de sigilo e não posso me identificar ainda pois éle é perigoso, muito articulador e dissimulado, mas adianto que vcs que são autoridades precisam urgentemente verificar os ambientes de trabalho mais de perto. Existem destes monstros que estão como chefia-imediata que podem prejudicar um pai de familia.