quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Acessibilidade e Assédio Moral são destaques na Semana do Servidor em Minas Gerais





A inclusão dos servidores deficientes visuais e o combate ao Assédio Moral na Administração Pública foram dois temas que integraram a 18ª edição da Semana do Servidor nos Tribunal de Justiça e Justiça Militar. Até o dia 1º/11, equipamentos que auxiliam o trabalho de servidores com deficiência visual como leitor ótico, impressora braile, lupa eletrônica portátil e computador com software leitor de tela estarão expostos no hall do anexo I da unidade Goiás. A exposição “Saúde e Integração”, do Comitê de Ergonomia do TJMG, é uma parceria com o SINJUS-MG. O Sindicato adquiriu um escâner com voz que será sorteado, oportunamente, entre os servidores deficientes. O aparelho captura caracteres de um texto impresso e os reproduz em áudio por voz.

Danilo Bayão é deficiente visual e trabalha na Assessoria de Comunicação do TJMG. Segundo ele, os investimentos em tecnologia e softwares são essenciais para melhorar a qualidade do serviço. “A informática, hoje, é a principal ferramenta de inclusão do deficiente visual para qualquer trabalho e, por isso, esses equipamentos nos permite desenvolver nossas funções assim como os outros servidores”. Essa é a mesma opinião da servidora Luzia Ribeiro, também deficiente visual. “A existência dos aparelhos faz diferença para mim, pois com a ausência do leitor de tela, por exemplo, eu não teria condições de trabalhar”, afirma a servidora que atua no setor de Memória do Judiciário.

Ofício

Segundo Felipe Marzano, que trabalha na Central de Atendimento ao Servidor Público e também é deficiente visual, o TJMG atende às necessidades dos servidores com essas deficiências. No entanto, o SINJUS-MG identificou que a Instituição ainda precisa adaptar os prédios para atender também os deficientes físicos, como é o caso do auditório da unidade Goiás, que não tem esse tipo de acesso. Por isso, foi protocolado no Tribunal, nesta quinta-feira (31/10), ofício do Sindicato que solicita informações quanto ao número de servidores com alguma deficiência física ou motora, a identificação dos mesmos, o tipo de deficiência e o setor de lotação. O SINJUS-MG pretende verificar as condições de trabalho, acessibilidade e inclusão desses servidores no TJ e TJM e fazer o levantamento das demandas necessárias para a elaboração de proposições de políticas de inclusão e adequação do ambiente de trabalho. O documento também será protocolado no TJMMG.




Combate ao Assédio Moral

O Assédio Moral no Trabalho foi o tema da palestra realizada na quarta-feira (30/10), em comemoração à Semana do Servidor. O professor Roberto Heloani, um dos maiores especialistas sobre o tema no país, explicou o que é o Assédio Moral, como identificá-lo e enfatizou a responsabilidade social das instituições na prevenção e combate a esse mal. A atividade foi desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Combate e Prevenção ao Assédio Moral no TJMMG, integrada também pelo coordenador-geral do SINJUS-MG, Robert França, e pelo vice-presidente do Serjusmig, Rui Vianna.

Na oportunidade, também foi lançada a cartilha institucional sobre o assunto, cujo conteúdo foi discutido nas reuniões do GT. No início da tarde, os Sindicatos ainda comemoraram o Dia do Servidor Público (28/10) com a partilha de um delicioso bolo que foi distribuído entre os servidores do Tribunal de Justiça Militar.




Show de Talentos

A programação da Semana do Servidor segue até o dia 1º de novembro. Com o objetivo de apresentar os dons dos servidores, integrando-os e difundindo música e dança no Judiciário mineiro será realizado, na sexta-feira, um Show de Talentos às 19h, no pátio interno do Fórum Lafayette (Avenida Augusto de Lima, 1.549 – Barro Preto). Os destaques receberão prêmios patrocinados pelo SINJUS-MG. A festa também terá barraquinhas de comidas e bebidas, além de show de encerramento com o grupo de samba Zé da Guiomar.

Na oportunidade, o Sindicato estará presente com um estande interativo. Por isso, servidor, torne-se mais consciente sobre seus direitos e deveres, informe-se sobre a realidade da sua Carreira e aproveite para tirar dúvidas se divertindo, visitar nossa exposição e assistir a vídeos objetivos do seu interesse. Visite-nos!





Nenhum comentário: