quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Publicada portaria que regulamenta combate ao assédio moral no TJMMG


Foi publicada, no Diário da Justiça Militar Eletrônico, a Portaria 713/2013 que regulamenta medidas preventivas para combater o assédio moral no âmbito da Justiça Militar do Estado de Minas Gerais. O documento prevê a participação de representantes das entidades sindicais ou associativas dos servidores com o objetivo de buscar soluções não contenciosas para os casos de assédio moral no Órgão.
A Portaria estabelece também ações como a promoção de debates e palestras, produção de cartilhas e material gráfico para conscientização e realização de cursos de formação e treinamento visando à difusão das medidas preventivas e à extinção de práticas inadequadas na Instituição.
A efetivação de um plano de prevenção ao assédio moral no trabalho, em todo o Judiciário, com aplicação da Lei Complementar 116/11, é uma luta da categoria e consta inclusive na Pauta de Reivindicações 2013 do SINJUS-MG. Para o coordenador-geral do Sindicato, Robert França, o Órgão tem grande importância na coibição da prática. “O Tribunal não quer que o Assédio Moral ocorra, mas ao não deixar isso claro, favorece o seu aparecimento”, explica. Uma das obrigações dos empregadores é garantir condições ideais para que o trabalho se desenvolva assegurando, antes de mais nada, a proteção à saúde do trabalhador.
Semana do Servidor
No dia 30/10 será comemorada a Semana do Servidor no Tribunal de Justiça Militar. Entre as atividades programadas está prevista a realização de um workshop com o especialista em assédio moral, Roberto Heloani, às 16h, no auditório do TJM (rua Tomaz Gonzaga, 686 - Lourdes). No evento também será lançada uma cartilha institucional sobre o assunto, cujo conteúdo foi discutido nas reuniões da Comissão Paritária.

Nenhum comentário: