quarta-feira, 14 de maio de 2014

Prêmio Braskem de Saúde e Segurança no Trabalho


Arthur Lobato - psicólogo

Em nome dos jurados, agradeço o convite para participar deste primeiro Prêmio Braskem de Saúde e Segurança no Trabalho, realizado em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas, Sindjornal, o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego.

Recebemos os trabalhos inscritos nas categorias impresso, TV, rádio, web , estudante e assessoria de imprensa pela internet. Em seguida, selecionamos os melhores trabalhos. Em reunião presencial definimos a classificação das reportagens.

O trabalho ocupa grande parte de nosso tempo e, com as novas tecnologias, ficamos 24 horas conectados, diminuindo nosso tempo para o lazer e a família. Por isso, é importante a preservação de nosso maior patrimônio: a saúde física, mental e emocional.

O Brasil tem mantido média histórica indesejável de mais de 700 mil acidentes do trabalho e doenças ocupacionais por ano, segundo dados de 2012 do INSS. Cerca de 3 mil trabalhadores morrem no Brasil todos os anos. Isso coloca o país no quarto lugar em números absolutos em mortes no trabalho, atrás da China, dos Estados Unidos e da Rússia. Entre as causas desses acidentes estão maquinário velho e desprotegido, tecnologia ultrapassada, mobiliário inadequado, ritmo acelerado, assédio moral, cobrança exagerada e desrespeito a diversos direitos.

No ambiente de trabalho, saúde e segurança caminham juntos. É preciso mudar a mentalidade sobre os
equipamentos de proteção individual, ainda colocados em primeiro plano. Hoje, trabalhadores e empregadores começam a perceber que a gestão dos riscos e o uso de equipamentos de proteção coletiva são mais relevantes. A proteção do meio ambiente de trabalho é responsabilidade da empresa, do trabalhador e de toda a sociedade. Algumas matérias inscritas neste prêmio abordam essa visão.

O concurso incentivou a produção de pautas nos diversos meios de comunicação. Além das denúncias, divulgaram os acertos e as soluções, as intervenções e as alternativas que patrões e empregados estão encontrando para um ambiente saudável no trabalho em busca de uma melhor qualidade de vida.

Importante ressaltar que hoje a maior parte das doenças provocadas ou agravadas pelo trabalho afeta o psiquismo e o emocional do trabalhador e, diferentemente do acidente
no qual o corpo ferido e mutilado apresenta marcas visíveis, a dor emocional e psíquica é subjetiva, invisível aos olhos do outro. Lançado este alerta, ressaltamos, mais uma vez, a importância desta parceria entre a Braskem, o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego e os trabalhadores da imprensa.

Muito obrigado.
26 de abril de 2014





Nenhum comentário: