terça-feira, 17 de março de 2015

SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS CRP SP




Apresentação
Seminário de Psicologia e Políticas Públicas
Data: 24, 25, 26 e 27 de março de 2015
Horário: 19h às 21h30 (todos os dias)
Local: Câmara Municipal de São Paulo
Endereço: Viaduto Jacareí, 100, Centro, São Paulo/SP

Entrada gratuita

A psicologia não esteve apartada do processo de elaboração e implantação de políticas públicas que se intensificou no Brasil nas últimas décadas.

Posicionou-se ativa e criticamente, na luta intransigente pela justiça social e pelo combate às violações aos direitos humanos. Na construção cotidiana dessas políticas, revisitou referências e produziu transformações importantes para responder de forma qualificada ética e tecnicamente às necessidades da população brasileira.

Na conjuntura atual, vivemos a necessidade de seguir avançando em relação à efetiva e completa implementação de políticas publicas, ao mesmo tempo em que resistimos diariamente aos retrocessos e ameaças que se apresentam como projeto em disputa nesse momento histórico.

Em São Paulo esse cenário é especialmente preocupante e complexo e exige de nós diálogo, aprofundamento de debates e militância na construção conjunta de diretrizes para a luta e o combate às resistências e retrocessos hoje anunciados.

Visando contribuir com esse processo, a Psicologia, por meio do CRP SP, dando continuidade ao seu compromisso histórico com a defesa das políticas públicas, convida as/os psicólogas/os, os demais profissionais que conosco dividem espaços de atuação profissional em políticas públicas, movimentos sociais, gestores e usuários dos serviços, a população em geral, para o Seminário de Psicologia e Políticas Públicas.
Informações:
Departamento de Eventos do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06
Tel.: 11 - 3061.9494, ramais 334, 336, 337, 355, 356 e 357
E-mail: eventos03@crpsp.org.br 
Serviço
Data: 24, 25, 26 e 27 de março de 2015 (de terça a sexta-feira), das 19h Às 21h30 (todos os dias)
Local: Câmara Municipal de São Paulo
Endereço: Viaduto Jacareí, 100, Centro, São Paulo/SP
Mais informações: www.crpsp.org.br/psipoliticaspublicas
CRP SP


Programação



Datas: 24, 25, 26 e 27 de março de 2015
Horário: 19h às 21h30
Local: Câmara Municipal de São Paulo
Endereço: Viaduto Jacareí, 100, Centro, São Paulo, SP

Importante: Sua reserva será garantida até as 19h00

Entrada gratuita


24/03/2015

19h às 21h30 Psicologia e sistema de justiça: participação e compromisso social


Coordenador: Guilherme Luz Fenerich - Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP SP.

Daniel Serra Azul Guimarães - Promotor de Justiça da cidade de São Paulo. Atualmente exerce a função de coordenador dos cursos realizados pelo CEAF-ESMP. Mestre e doutorando em Direito. Tem atuação nas áreas de defesa do patrimônio público e urbanismo.

Marília Marra de Almeida - Bacharel, Psicóloga e Mestre pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atuou como Psicóloga no Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da Defensoria Pública, onde atualmente, compõe a Assessoria Técnica Psicossocial, coordenando o trabalho dos CAMs de todo o estado de São Paulo.



25/03/2015

19h às 21h30 Formar para ação: Os desafios para Psicologia em Políticas Públicas


Coordenador: Bruno Ferrari Emerich - Psicólogo. Doutorando em Saúde Coletiva (UNICAMP). Professor de Psicologia da Universidade São Francisco (USF). Supervisor da Residência Multiprofissional em Saúde Mental (UNICAMP). Membro no Núcleo de Formação do CRP SP.

Disete Devera - Graduação, Licenciatura e Mestrado em Psicologia pela UNESP - Assis. Atualmente é psicóloga e psicanalista em Rio Claro e Piracicaba, e Professora da UNIMEP. Atua nos temas: saúde mental, saúde coletiva, atenção psicossocial, reforma psiquiátrica e políticas públicas.

Maria da Graça Marchina Gonçalves - Possui graduação em Psicologia e mestrado e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmenteé assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.



26/03/2015

19h às 21h30 A Trabalhadora Psicóloga: conquistar direitos para promover mudanças


Coordenadora: Sandra Elena Spósito - Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP SP.

Andréia De Conto Garbin - Possui graduação em Psicologia e Direito, mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo.
Doutoranda pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Saúde do Trabalhador.

Arthur Lobato Magalhães Filho - Psicólogo, há mais de 10 anos desenvolve projetos de saúde do trabalhador em parceria com sindicatos. Coordenador do Plantão de Atendimento às Vítimas de Assédio Moral.

Fernanda Magano - Diretora Tesoureira do Sindicato dos Psicólogos no Estado de São Paulo. Diretora Presidente da FENAPSI - CUT, Federação Nacional dos Psicólogos. Psicóloga no NOC Núcleo de Observação Criminológica da Coordenadoria de Saúde da Secretária de Administração Penitenciária. Membro do Conselho Nacional de Saúde segmento Trabalhadores.



27/03/2015

19h às 21h30 Falta de água, impactos na subjetividade humana e as responsabilidades das Políticas Públicas


Coordenador: Joari Aparecido Soares de Carvalho - Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP SP.

Mary Jane Paris Spink - Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Psicologia Social - University of London. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social.

Angela Elizabeth Lapa Coelho - Graduada em Psicologia e Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Doutorado e pós-doutorado em Psicologia Social - University of Manitoba, Canadá. Coordenadora do Curso de Psicologia do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), em João Pessoa, PB e membro da Comissão Ampliada de Psicologia das Emergências e Desastres do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Claudia Visoni - Jornalista, ambientalista, conselheira do meio ambiente na subprefeitura de Pinheiros, participante de movimentos de agroecologia e agricultura urbana, ativista em prol do manejo sustentável da água, apoiadora da Aliança Pela Água, uma das fundadoras do movimento Cisterna Já..



Nenhum comentário: