sexta-feira, 24 de abril de 2015

Senge lança obra que debate o assédio moral na administração pública


O livro Estado, Poder e Assédio: Relações de Trabalho na Administração Pública, que será lançado hoje, 24 de abril, é um conjunto de pesquisas de estudiosos do assunto que explicam, debatem e exemplificam o assédio moral no serviço público.

O lançamento será aberto ao público e contará com personalidades ilustres que estarão prestigiando o trabalho dos autores.



Livro reúne artigos de especialistas e propõe uma reflexão as relações de poder nas instituições públicas e conscientização no combate e prevenção ao assédio moral


“Não bastasse a exploração econômica na venda da mão de obra, física ou intelectual, e a crescente precarização do trabalho com o cerceamento e diminuição dos direitos, como com a possibilidade da efetivação da PL da Terceirização, convivemos no mundo do trabalho com inúmeras outras ações vis que promovem a diminuição do próximo, como nos atos de assédio moral, uma das violências mais covardes no universo laboral”, afirma o presidente do Sindicato dos Engenheiros, Carlos Roberto Bittencourt.

Para Bittencourt, é necessário ampliar os debates que promovam maior conscientização, a mobilização das entidades e dos trabalhadores e, sobretudo, as discussões no âmbito jurídico de forma que haja a regulação na legislação federal sobre a questão do assédio moral.

A publicação a ser lançada nesta sexta  contou com a participação de especialistas no tema como a médica do trabalho e uma das precursoras dos debates sobre assédio moral no Brasil, Margarida Barreto, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Ricardo Tadeu Marques da Fonseca e o administrador e reitor da UFPR entre 1994 e 1998, José Henrique de Faria. Assinam a publicação, como organizadores o assessor da presidência do Senge-PR, Eduardo Faria Silva, Fernanda Zanin, José Antonio Peres Gediel e Lawrence Estivalet de Mello.

Entre os autores estão nomes como Margarida Barreto, Roberto Heloani, Luis Allan Künzle, Fernanda Zanin, Ricardo Tadeu, José Antonio Peres Gediel, Lawrence Estivalet, João Arzeno, Andressa Szesz, José Henrique Faria, Roger Raupp Rios, Bruno Chapadeiro, Jorge Souto Maior, Eduardo Faria, Marystela Bischof e Giovanni Alves.

O evento de lançamento do livro será no Salão Nobre do prédio histórico da UFPR, na praça Santos Andrade, a partir das 19 horas. Após ser lançada, a publicação estará disponível na versão eletrônica no site do Senge.
Serviço

Lançamento do livro: 
Estado, Poder e Assédio: Relações de Trabalho na Administração Pública
Data: 24 de abril
Horário: 19h
Local: Salão nobre do Prédio Histórico da UFPR – Praça Santos Andrade


Nenhum comentário: