segunda-feira, 14 de setembro de 2015

ASSÉDIO MORAL: Um inimigo invisível no ambiente de trabalho


Postado em: 17/08/2015

O assédio moral é um inimigo invisível no ambiente de trabalho, muitas vezes presente na organização do trabalho como um fenômeno destrutivo e prejudicial à saúde do trabalhador. É executado através de humilhações, injustiças, perseguições. O assédio moral possui a marca do autoritarismo, conta com o apoio de uma hierarquia rígida e de uma organização de trabalho pouco flexível às demandas dos trabalhadores.
O assédio moral no trabalho é definido por Marie France Hirigoyen como “conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude) que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho”. Combater o assédio moral faz parte  da luta pelos direitos da classe trabalhadora.
Em todo assédio moral, há constantes agressões pontuais, sistematizadas, geralmente contra pessoas competentes e questionadoras. Há, por parte do assediador, uma intencionalidade em prejudicar, em fazer o mal. Existe uma ambivalência do discurso, na qual o que é feito é negado, o dito vira não dito. O assediador, muitas vezes, conta com alguém do grupo de trabalhadores para validar o assédio.
Uma das características do assédio moral é não se aceitar a diferença do outro, seja por questões de gênero, crença, raça, estética, idade etc. O assédio moral é um conjunto de práticas autoritárias e desumanas, e, como consequência destes atos, os danos psíquicos provocados na vítima são, muitas vezes, irreversíveis.
As vítimas de assédio mantêm um sentimento de terem sido rejeitadas, maltratadas, desprezadas, humilhadas, e de desejam , mais do que tudo, o resgate de sua dignidade.
O assédio moral afeta a integridade psíquica e física de uma pessoa, incapacitando-a para o trabalho. Por isso, a denuncia é importante, pois revela o mal-estar na organização do trabalho.
O SITRAEMG possui um canal eletrônico de denúncia:denuncia.assedio@sitraemg.org.br. Para agendamentos de denúncias ou orientações, procure o Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral.
Telefone para agendamento: (31)4501-1541 (secretária Danúbia)
Somente a prevenção, o debate e o esclarecimento podem cortar este mal pela raiz.
Arthur Lobato é Psicólogo/Saúde do Trabalhador

Nenhum comentário: