domingo, 25 de outubro de 2015

ABOJERIS na luta pela saúde emocional dos Oficiais de Justiça do Rio Grande do Sul

Sonia Felin, diretora social, Rosângela Poglia, Vice-presidente,
Arthur Lobato, psicólogo,  Jaques Pereira, presidente ABOJERIS


O psicólogo e professor Arthur Lobato visitou a sede da ABOJERIS esta semana para uma reunião com o presidente da entidade, Jaques Pereira. O doutor ministrou o Curso de Combate ao Assédio Moral da Comissão Paritária de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Doenças Decorrentes, que se encerrou na quinta-feira (22/10), na sede da Ajuris. A ABOJERIS integra a Comissão e integrou o grupo que possibilitou a vinda do professor ao estado.

Segundo o Dr. Lobato, o assédio moral é um "adoecer silencioso" que envolve toda a organização do trabalho, e mesmo que efetuado por uma pessoa, acaba afetando o coletivo dos trabalhadores. "O assédio moral é muito mais que um conflito interpessoal, constitui-se de uma série de práticas perversas, sistemáticas, com intenção de prejudicar, de machucar. Esse tipo de violência denigre a imagem, a honra, desmotivando o trabalhador, transformando em uma pessoa sem capacidade de trabalhar porque se sente incompetente", completou.

Para o presidente Jaques Pereira, é grande o número de Oficiais de Justiça que se afastam do trabalho por problemas psicológicos e estresse físico. "Muitos aguentam calados, e acabam não se afastando para não sofrer redução salarial", relatou. Dr Lobato entende o OJ como ponto fundamental para o funcionamento do judiciário, e, por isso, merece acompanhamento mais próximo no que diz respeito a saúde mental.

A Comissão é uma iniciativa importante para a sensibilização do problema, que envolve a prevenção, a diminuição do sofrimento, a melhoria das condições laborais, visando, assim, diminuir as consequências do assédio moral, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico. "Está prática está adoecendo o trabalhador do judiciário, porque o judiciário, como todo serviço público, está implantando métodos que vêm da iniciativa privada, como a questão das metas, a produtividade, o individualismo, as novas tecnologias, como o processo judicial eletrônico", afirmou o psicólogo.


Publicado em: http://www.abojeris.com.br/ 
Fotografias: Taís Ferreira

Arthur Lobato, psicólogo,  Jaques Pereira, presidente ABOJERIS

Sonia Felin, diretora social, Rosângela Poglia, Vice-presidente,
Arthur Lobato, psicólogo,  Jaques Pereira, presidente ABOJERIS

Sonia Felin, diretora social ABOJERIS, Arthur Lobato, psicólogo.



Nenhum comentário: