sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

TRT-MG inicia projeto de combate ao estresse no trabalho


Postado em: 05/02/2016

Leia abaixo, na íntegra, a matéria publicada na intranet do TRT da 3ª Região. E, a seguir, o comentário do Sindicato a respeito do projeto do Tribunal e do seu recém-criado Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral:

“TRT-MG inicia projeto de combate ao estresse no trabalho

Estudos apontam que no Brasil 35% da população sofre com o estresse, enquanto no judiciário essa porcentagem dobra, chegando a atingir 70% dos servidores e magistrados.

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG), desembargador Júlio Bernardo do Carmo, recebeu, na tarde desta quarta-feira (3), em seu gabinete a visita da PHD em Psicologia e diretora do Instituto de Psicologia e Controle do Estresse (IPCS) de São Paulo, Marilda Novaes Lipp. Ela e sua equipe conduzirão no Tribunal, durante 24 meses, o projeto “Estresse no Trabalho” com o objetivo de combatê-lo e levar mais saúde ao ambiente de trabalho.

O presidente do TRT3 ficou satisfeito com o início do projeto e ressaltou a importância para a melhoria da qualidade de vida e saúde dos servidores e magistrados. Marilda Lipp fará a medição do estresse em todas as unidades do Tribunal, levantando dados. Ela disse que em primeiro lugar será feito um mapeamento do nível de estresse de todos os servidores do TRT3 e num segundo momento ocorrerão intervenções para ajudar os gestores a melhorar essas condições, por meio do ensino de estratégias de enfrentamento.

A psicóloga destacou que cada servidor terá acesso a uma minipalestra em vídeo sobre o assunto e fará em seguida um teste de medição de estresse. Após o término, todos que responderem receberão um retorno com o resultado e recomendações para lidar com o problema “Será muito interessante executar esse projeto, porque quando o estresse aparece, no início, ele é algo benéfico e que aumenta a produtividade. No entanto, com o passar do tempo ele se torna ruim, provocando uma queda na produtividade”, explicou.

Ao final do projeto, as 20 unidades mais estressadas serão visitadas pela equipe do IPCS e serão alvo de intervenções para melhorar o nível de estresse. O projeto “Estresse no Trabalho” está ligado ao programa Trabalho Saudável e Seguro da Secretaria de Saúde do TRT3.
Dados

De acordo com a psicóloga Marilda Lipp, estudos apontam que no Brasil 35% da população sofre com o estresse, enquanto no judiciário essa porcentagem dobra, chegando a atingir 70% dos servidores e magistrados.”. (por Solange Freitas Kierulff — publicado 03/02/2016 17:59, última modificação 03/02/2016 19:10)
Comentário do SITRAEMG

Exatamente por se preocupar com a saúde e o bem-estar dos servidores do Judiciário Federal, a atual diretoria do SITRAEMG, cumprindo compromisso assumido com a base durante a campanha que a elegeu – e com o endosso da categoria formalizado por ocasião do Congresso Estadual realizado em Juiz de Fora, em 2015 -, decidiu criar o Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral. O departamento, que está em funcionamento desde o ano passado, reúne o psicólogo Arthur Lobato – com larga experiência em saúde e combate ao assédio moral no serviço público, também através de entidades sindicais – e membros da Coordenação do Sindicato.

Dentro dessa perspectiva, o Sindicato avalia como bastante positiva a iniciativa do TRT, e espera que o projeto anunciado inclua também o combate ao assédio moral. Afinal, o assédio, abusos e perseguições nas relações de trabalho, entre colegas ou entre gestores e subordinados, cometidos por quem quer que seja, não podem ser ignorados, pois podem levar ao estresse, ao adoecimento, à depressão e, em alguns casos, até à morte.

Aproveitando a oportunidade, o SITRAEMG lembra que, tão logo colocou em atividade o seu Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral, no segundo semestre do ano passado, reivindicou reuniões com os setores de saúde dos três tribunais com representações em Belo Horizonte. Já houve reuniões na Justiça Federal, em dezembro (confira AQUI as informações), e no TRE, em janeiro deste ano (veja AQUI). O Sindicato aguarda o agendamento da reunião também com o setor de saúde do TRT.

Publicado em: http://www.sitraemg.org.br/trt-mg-inicia-projeto-de-combate-ao-estresse-no-trabalho/

Nenhum comentário: