sábado, 16 de abril de 2016

ENCONTRO REGIONAL TEÓFILO OTONI 16/04/2016


O histórico e imponente prédio da Cemig, em Teófilo Otoni,
na praça Germânica, que homenageia a imigração alemã

Dia de palestras e debates para os servidores dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha

Conheça um pouco da história da “Capital Mundial das Pedras Preciosas”.


Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região onde está assentado o município Teófilo Otoni começou a despertar a atenção dos portugueses logo após o descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral, em 1500. “A preocupação maior era constatarem a existência do ouro e do diamante na terra desconhecida. De indagação em indagação, vieram a ter notícias, por intermédio dos silvícolas, de uma ‘Serra das Esmeraldas’, situada no nordeste de Minas Gerais”, registra o IBGE. Nomeado Filadélfia em 7 de setembro de 1853, ainda como povoado e centro das colônias do Mucuri, o território foi elevado à condição de distrito e freguesia da comarca de Minas Novas, em 1857, tornando-se cidade de Teófilo Otoni, em 1876, ganhando este nome em homenagem ao seu fundador, Teófilo Carlos Benedito Ottoni, deputado por Minas Gerais, deputado geral, senador do Império do Brasil e um dos principais líderes da Revolução Liberal de 1842, que nasceu no Serro Frio (hoje Serro), em 1807, e viveu até 1869.
O município está localizado na região do Vale do Mucuri, com área de 3.242.270 km2 e população estimada de 134.745 habitantes (dados de 2015), sendo 70.279 mulheres 64.466 homens, e limita-se com os municípios de Ataléia, Carlos Chagas, Catuji, Frei Gaspar, Itaipé, Itambacuri, Ladainha, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Pavão e Poté. Possui cinco distritos: Crispim Jacques, Mucuri, Pedro Versiani, Rio Pretinho e Topázio. A cidade fica a 446 Km de Belo Horizonte.
Desde os idos da descoberta do Brasil, a região de Teófilo Otoni descobriu sua vocação econômica para a exploração de pedras preciosas, sendo considerada hoje a “Capital Mundial das Pedras Preciosas”. Além de se destacar no setor de exploração mineral, também possui alguns atrativos turísticos de valor cultural ou histórico, como o Prédio da Cemig, que releva-se pela sua arquitetura e história, tendo sido fundado em 29 de fevereiro de 1928; a Praça Germânica, onde o prédio situa-se, que foi construída em homenagem à imigração alemã na cidade; e a Igreja Matriz. Também há eventos de relevância regional ou mesmo nacional e internacional, como a Feira Internacional de Pedras Preciosas (FIPP), a Festa da Descendência Alemã e o Festival de Teatro de Teófilo Otoni (FESTTO).
A cidade de Teófilo Otoni, que conta com unidades da Justiça Federal (1 VF), da Justiça do Trabalho (1 VT) e da Justiça Eleitoral (2 cartórios eleitorais), sedia, neste sábado, 16 de abril, o Encontro Regional dos Servidores do Judiciário Federal – Polo Teófilo Otoni. O evento, promovido pelo SITRAEMG, realiza-se ao longo de todo dia, no Hotel Capital das Pedras (Av. Adib Cadah, 405, bairro São Diogo).
Programação Encontro
Sábado – 16 de abril
9h – Credenciamento
9h30 – Palestra: “Conjuntura política e econômica e seus agravantes para o Servidor Público” – Palestrante: Gustavo Machado – Pesquisador do Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos – ILAESE –; Mestrando em Filosofia pela UFMG.
10h30 – Debate
11h – Coffee Break
11h15 – Palestra “Reformas na Previdência: questões político-jurídicas” – Palestrante: Alan da Costa Macedo – Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas na UNIGRANRIO; Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora; Pós Graduado em Direito Constitucional, Processual, Previdenciário e Penal; Servidor da Justiça Federal em licença para Mandato Classista, Ex- Oficial de Gabinete na 5ª Vara da Subseção Judiciária de Juiz de Fora-MG; Coordenador Geral  e Diretor do Departamento Jurídico do SITRAEMG; Ex- Professor de Direito Previdenciário no Curso de Graduação em Direito da FACSUM; Professor e Conselheiro Pedagógico no IMEPREP- Instituto Multidisciplinar de Ensino Preparatório; Professor e Coordenador de Cursos de Extensão e Pós Graduação do IEPREV.
12h15 – Debate
13h – Almoço
14h – Palestra: “Saúde e Assédio no Trabalho” – Palestrante: Arthur Lobato – Psicólogo responsável pelo Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral do SITRAEMG; Coordenador da Comissão de Combate ao Assédio Moral SINJUS-SERJUSMIG (2007- 2015) e coordenador do Plantão Sindical de Atendimento às Vítimas de Assédio Moral SINJUS-SERJUSMIG (2007-2015).
15h – Debate
15h30 – Palestra: “Jurídico: informações e esclarecimentos ações em trâmite” – Palestrante: Dr. Juliana Benício Xavier – Advogada do Sindicato dos  Trabalhadores do Poder Judiciário Federal de Minas Gerais. Graduada pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
16h30 – Coffee Break
16h45 – “SITRAEMG: projetos e atuação política 2016” – Apresentação: Diretoria Executiva
18h – Confraternização
22h – Encerramento

Nenhum comentário: