domingo, 1 de maio de 2016

Dia do Trabalhador; SINJUS alerta para o Combate ao Assédio Moral


Entra ano, sai ano e no que você pensa quando dizem 1º de maio, Dia do Trabalhador? Alguns podem relacionar rapidamente com o feriado; outros com históricos de lutas de movimentos trabalhistas e sindicais para a conquista de direitos ao redor do mundo e do Brasil. O objetivo do feriado é celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. E disso não podemos esquecer.

Os livros de história mostram um desses marcos quando há mais de 70 anos, nesse mesmo dia, Getúlio Vargas instituía a CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas. É claro que o texto original sofreu modificações nas últimas décadas para se adequar às dinâmicas e transformações da sociedade brasileira.

Pensar apenas no âmbito normativo da CLT não diz tudo sobre a importância dessa data. É preciso ir um pouco mais além, não pensar apenas nos direitos e deveres entre empregador e empregado. É preciso pensar no processo interativo entre pessoas no ambiente de trabalho, para gerar um debate sobre aquilo que parece velado - o assédio moral no trabalho, que conceitualmente é toda e qualquer conduta que caracterize um comportamento abusivo, frequente e intencional, através de atitudes, gestos, palavras ou escritos que possam ferir a integridade física ou psíquica do trabalhador, degradando suas condições e ambiente de trabalho.

Não é por menos que o dia 2 de maio é o Dia Nacional de Prevenção e Combate ao Assédio Moral no Trabalho. E por isso, o SINJUS-MG convida você, servidor, a participar da Semana de Prevenção e Combate ao Assédio Moral no Trabalho, a ser realizado entre os dias 2 e 6/5. Acesse aqui o link e conheça a programação completa.

Desde o inicio da sua história, o Sindicato tem lutado e defendido os direitos da categoria. E não fizemos isso sozinhos. Contamos com envolvimento de inúmeros servidores e servidoras na defesa da carreira e da Data-Base, por exemplo. A busca pela qualidade de vida no trabalho surge também quando resolvemos enfrentar o assédio moral. É preciso unir forças e nos informarmos mais para combater essa prática abusiva.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Semana de Prevenção e Combate ao Assédio Moral

Roda de Conversa: Discutindo o Processo Judicial Eletrônico – PJE

Publicado em: http://www.sinjus.com.br/



Nenhum comentário: