domingo, 1 de maio de 2016

Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral - 2 DE MAIO


SITRAEMG convida os servidores para uma reflexão sobre essa prática no mundo do trabalho.


Na próxima segunda-feira, 2 de maio, o SITRAEMG convida você, servidor e servidora do Judiciário Federal, para refletir um pouco mais sobre a saúde do trabalhador. 


2 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral. Nesta data, o Sindicato instalará equipes em frente aos principais prédios dos tribunais em Belo Horizonte:
  •  TRT - Rua Mato Grosso, 468, 
  •  TRT - Avenida Getúlio Vargas 225; 
  • Justiça Federal -  Avenida Álvares Cabral, 1.741;
  •  TRE - Avenida Prudente de Morais, 100. 
PERÍODO: das 11h às 14h

Nesses locais, será distribuído aos servidores um jornal especial do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral do SITRAEMG, com informações a respeito da saúde e segurança do trabalhador, tais como: 
  • definição e modalidades de Assédio Moral, 
  • formas de se defender dessa prática e projeto de lei pertinente ao tema; 
  • o adoecer do trabalhador no mundo globalizado; 
  • datas celebrativas do Dia do Trabalhador (1º de Maio) 
  • e do Dia de Combate ao Acidente de Trabalho (28 de abril); 
  • LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos e 
  • Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho); 
  • situação da mulher e do negro no mundo do trabalho. 
A iniciativa tem por objetivo alertar o trabalhador para a necessidade de cuidar da sua saúde e da sua segurança no dia a dia de trabalho.

Coordenadores do Sindicato estarão a postos para conversar com os colegas a respeito da saúde do trabalhador, além do psicólogo Arthur Lobato, coordenador do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral do SITRAEMG, que percorrerá esses locais para ouvir e sanar as dúvidas que se apresentarem.

Outra equipe do Sindicato distribuirá o jornal em locais de trabalho de algumas cidades da Região Metropolitana. 

Aos filiados do interior, o informativo será enviado pelos Correios.

Definição de Assédio Moral

“Assédio moral é uma conduta abusiva, intencional, frequente e repetida, que ocorre no ambiente de trabalho, e que visa diminuir, vexar, constranger, desqualificar e demolir psiquicamente um indivíduo ou um grupo, degradando as condições de trabalho, atingindo sua dignidade e colocando em risco sua integridade pessoal e profissional.” (Freitas, Heloani, Barreto)

Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral do SITRAEMG

O departamento foi criado pela atual Diretoria do SITRAEMG, gestão 2014/2017, e objetiva a construção de um programa de proteção à saúde e o resgate da dignidade dos trabalhadores do Judiciário Federal em Minas, contra o autoritarismo, a sobrecarga de trabalho e o combate ao assédio moral. Sua criação foi referendada pela categoria por ocasião do X Congresso Ordinário do SITRAEMG, realizado no período de 24 a 26 de abril, em Juiz de Fora. Coordenado pelo psicólogo Arthur Lobato, tem ainda como integrantes os coordenadores do Sindicato Célio Izidoro e Vilma Oliveira Lourenço e a filiada Rogéria Figueiredo.




Nenhum comentário: