domingo, 1 de maio de 2016

Roda de Conversa: Discutindo o Processo Judicial Eletrônico – PJE


*por Arthur Lobato

A definição técnica de roda de conversa é: “um método de discussão que possibilita aprofundar o diálogo com a participação democrática, a partir da riqueza que cada pessoa possui sobre o assunto”. Na Roda cada integrante deve ter a oportunidade de falar ou expressar o que pensa. O método é semelhante às reuniões de grupo, com um moderador para facilitar a participação das pessoas. O diferencial do método é a disposição do grupo em forma de círculo, e o foco em um tema. No final da Roda de Conversa pode-se definir ações, a partir das ideias de consenso.” (http://conselho.saude.gov.br).

O Núcleo de saúde do SINJUS-MG convida todos os interessados a participar deste encontro mensal, toda primeira quinta-feira do mês, na sede do sindicato para conversar sobre o trabalho e sua relação no processo de saúde/adoecer.

No mês de maio, dia 5 de maio, o tema da na roda de conversa será o Processo Judicial Eletrônico - PJE.

Dados da Pesquisa de Saúde do Servidor realizada pelo Sintrajufe/RS, com o médico do trabalho Rogério Dornelles, serviram de base para o documento final do I Encontro Estadual de Saúde dos Trabalhadores do Judiciário Federal promovido pelo Sintrajufe/RS, com apoio da Federação Nacional dos Servidores Federais (Fenajufe), em 2012. Uma das constatações da pesquisa é que os problemas de adoecimento no trabalho foram agravados nos locais onde o processo eletrônico já foi implementado, o que ficou registrado com a publicação da carta de Porto Alegre, documento que manifesta preocupação com a saúde e as relações de trabalho.

Cabe lembrar que o processo eletrônico já é uma realidade na Justiça Federal e que as conclusões são preocupantes: “o processo eletrônico demonstra, até o momento, um significativo agravamento das condições de saúde física e mental dos servidores submetidos a essa nova organização do trabalho. "... Na Justiça Federal de 1º grau, 83,3% afirmaram ser mais difícil ler no monitor, identificando o cansaço, a impossibilidade de marcar o texto, a extensão do texto, a monotonia e a dificuldade de concentração como motivos principais para a maior dificuldade de leitura."

Como está a implementação do processo eletrônico no TJMG?

O que pode ser feito para melhorar este procedimento?

Quais as dificuldades, e qual a relação do processo eletrônico com a saúde do servidor?

Para abordar esse tema será realizado em maio uma “roda de conversa” sobre o trabalho, com a temática: Processo Judicial Eletrônico, buscando neste encontro entre servidores, servidoras e diretoria de saúde, uma reflexão desta metodologia de trabalho e suas consequências sobre a saúde do servidor e da servidora. O encontro também terá a participação do psicólogo Arthur Lobato, para escutar o saber dos trabalhadores. É mais uma atividade do Núcleo de Saúde Sindical.

Entre em contato com o Projeto Núcleo de Saúde Sindical, pelo telefone (31) 3123-5247 e confirme sua presença.

Quinta-Feira dia 5 de Maio

de 10h às 12h e 14h às 16h

Local: Sede do SINJUS




*Arthur Lobato é psicólogo/Saúde do trabalhador



NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Semana de Prevenção e Combate ao Assédio Moral


Nenhum comentário: