sábado, 21 de maio de 2016

SITRAEMG reúne-se com TRT e Amatra para falar sobre saúde do servidor da JT

Arthur Lobato, Célio Izidoro e Rogéria Figueiredo (SITRAEMG)
Maria Cristina Gonçalves Discacciati  e  
Geraldo Mendes Diniz (TRT)

Principal tema desses encontros foi a implantação da Resolução 207 e acento na comissão a ser constituída pelo Tribunal.


Representantes do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral do SITRAEMG já haviam se reunido com setores de saúde da Justiça Federal e do TRE, para abertura de diálogo entre Sindicato e tribunais para discutir a saúde dos servidores. Na quinta-feira, 12, foi a vez da Justiça do Trabalho. Pelo Sindicato, estiveram presentes o psicólogo Arthur Lobato, o coordenador Célio Izidoro e a filiada Rogéria Figueiredo, que também integra o departamento. Pelo TRT, participaram Geraldo Mendes Diniz, da Secretaria de Saúde (SES) e Maria Cristina Gonçalves Discacciati, da Diretoria de Gestão de Pessoas.
Na reunião, o SITRAEMG apresentou a proposta do seu Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral, explicou as motivações e objetivos do setor e propôs uma parceria com os gestores da Justiça do Trabalho em prol da proteção da saúde dos servidores. O psicólogo Arthur Lobato destacou os problemas ligados à crescente informatização, PJe e sofrimento psíquico no trabalho.
Além disso, o Sindicato reiterou o pedido, que já havia feito por meio de ofício, de cumprimento da Resolução 207, de 15/10/2015, do Conselho Nacional de Justiça, que institui Política de Atenção Integral à Saúde e Magistrados e Servidores do Poder Judiciário. A entidade reivindica um acento no Comitê Gestor do TRT. Maria Cristina Gonçalves Discacciati informou que o Comitê Gestor do TRT já foi instalado e que o pedido de acento deverá ser dirigido ao presidente do Tribunal. Ela e o representante da SES manifestaram disposição e disponibilidade para trabalhar em parceria com o departamento do Sindicato.

Reunião na Amatra-3

Um dia antes (quinta-feira, 12), o psicólogo Arthur Lobato e a filiada Rogéria Figueiredo, que também é psicóloga, reuniram-se na Amatra-3 (Associação dos Juízes do Trabalho do TRT-3) com presidente Glauco Rodrigues Becho, o diretor administrativo financeiro Marco Antônio Ribeiro Muniz Rodrigues  e o assessor Pedro.
O objetivo da reunião a Resolução 207 do NJ. Foi firmado um acordo de Sindicato e Amatra-3 trabalharem juntos em prol de objetivos comuns, por ambas as entidades entenderem que os profissionais da Justiça do Trabalho estão sendo massacrados pela demanda crescente de produtividade, com um efetivo de trabalhadores insuficiente, redundando na precarização das condições de trabalho de servidores e juízes.  Atuarão em conjunto também em defesa do cumprimento da Resolução do CNJ. Ambas as entidades concordam que é muito importante para toda a categoria da Justiça do Trabalho o acento do SITRAEMG e da AMATRA no Comitê Gestor do TRT3, que chegou a hora de fazerem cumprir as normas de proteção à saúde do trabalhador também dentro da JT e cessar aquela máxima de que “em casa de ferreiro o espeto é de pau”.
Os participantes da reunião propuseram outras parcerias entre as duas entidades, ressaltando a necessidade dessa união sobretudo neste momento tão adverso para a Justiça do Trabalho. Foi iniciada, inclusive, uma discussão sobre a necessidade de unificação do plano de saúde e sua equiparação aos valores entre todos os órgãos da Justiça Trabalhista. Também ficou combinada a intensificação da convocação de servidores e magistrados para o ato unificado desta quinta-feira, 19/05, às 15 horas, em frente ao prédio do TRT da Avenida Augusto de Lima, 1234, em Belo Horizonte, contra o desmonte e pelo fortalecimento da Justiça do Trabalho.


Nenhum comentário: