segunda-feira, 11 de julho de 2016

SINJUS define plano de ações sobre a saúde dos servidores no Tribunal




Da mesma maneira que a medicina foca nos trabalhos de prevenção e conscientização para que as pessoas evitem problemas futuros com doenças, o Núcleo de Saúde do SINJUS-MG tem mantido essa linha de que é "melhor prevenir do que remediar". E o empenho, de antever casos antes que eles se agravem, tem sido em produzir informações e discussões sobre doenças laborais que acometem os servidores do Judiciário mineiro.
Quando o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) começou a implementar o Processo Judicial eletrônico (Pje) e deu início, em abril deste ano, ao projeto-piloto do teletrabalho, o Núcleo de Saúde passou a discutir com os servidores os impactos que envolvem os modelos de virtualização, bem como o home office.
Essas questões foram fruto de amplo debate durante o 10º Consinjus, que ocorreu entre os dias 15 e 17 de junho. A partir do Grupo de Trabalho "Saúde e Humanização das Relações de Trabalho: Virtualização, Home Office e as Doenças Laborais", vários pontos foram levantados e os servidores deliberaram, no Congresso, oito propostas a serem demandadas ao TJMG e TJMMG.  


Com isso, o Núcleo de Saúde do SINJUS-MG e os servidores definiram, durante a Roda de Conversa desta quinta-feira, 7/7, o plano de ações a partir das deliberações do Congresso. O encontro foi mediado pelo diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS, Jonas Araújo, e pelo especialista em saúde do trabalhador, Arthur Lobato, que integra a Comissão de Combate ao Assédio Moral do SINJUS-MG/SERJUSMIG.
PLANO DE AÇÕES
CARTILHA.  O Núcleo de Saúde do Sindicato vai elaborar uma cartilha que envolve os temas da virtualização do trabalho (PJe e teletrabalho) e questões ergonômicas (uso do computador). O material será baseado nos estudos do médico Rogério Dornelles, pós-graduado em medicina do trabalho e assessor do Fórum de Saúde do Trabalhador, que já autorizou o uso dos direitos autorais.
SEMINÁRIO. O plano de ações envolve também a realização de um seminário com o tema "Saúde e Humanização do Trabalho nos Tribunais".
PAUTA. O Núcleo de Saúde do Sindicato pretende agendar uma reunião com a Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat) para tratar da regulamentação da Resolução 207/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a Política Integral à Saúde dos Magistrados e Servidores. Essa demanda faz parte da Pauta de Reivindicações da Categoria. Além disso, o SINJUS-MG cobrará empenho da Administração do Tribunal na regulamentação do Comitê Gestor Local de Saúde; e também irá tratar de assuntos específicos sobre o aprimoramento da "Ginástica Laboral".
TJMMG. O Sindicato pretende também agendar uma reunião com o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) para tratar de ações de prevenção e promoção da saúde dos servidores, bem como a participação do Sindicato no Comitê Gestor e a realização de uma Roda de Conversa no local.

PUBLICADO EM: http://www.sinjus.com.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Nenhum comentário: