quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Núcleo de Saúde do SINJUS e TJMG debatem humanização do trabalho

25/11/2016 




“Humanizar” significa tornar algo mais humano. Pode parecer redundante a expressão “humanização do trabalho”, já que o ambiente é usualmente formado por pessoas. Mas esse é um conceito que necessita ser debatido nos dias atuais, em que as relações de trabalho são cada vez mais rígidas.
“É preciso criar modelos de gestão que priorizem o ser humano, levando em conta os limites do trabalhador”. O alerta foi feito pelo psicólogo Arthur Lobato, durante o seminário Saúde e humanização do trabalho nos tribunais, organizado pelo Núcleo de Saúde do SINJUS-MG, na última quinta-feira, 24/11, no auditório da Unidade Raja Gabaglia.

Além de Lobato, o evento contou com a participação da médica da GERSAT, (Gerência de Saúde do Trabalho do TJMG), Dra. Ciwannyr Machado. A especialista apresentou dados e análises sobre o absenteísmo no Tribunal mineiro, comparando-os com outras instituições e países. Os estudos mostram que há uma linha ascendente nos casos de ausências ao trabalho no TJMG ao longo dos últimos anos. Mas as taxas de ocorrência desse fenômeno encontram-se estáveis e são comparáveis a outros tribunais. “É necessário, contudo, ampliar as investigações, acessando mais informações”, explicou, referindo-se à expectativa de que isso ocorra a partir do ano que vem.

O fato é que, por trás dessa “estabilização”, podem estar fatores ainda não mensuráveis, como a crescente redução dos cargos por concursos (o TJMG não tem nomeado a contento os concursados), associada às normais aposentadorias de servidores. “É preciso ficar atento, também, a essa questão de gestão que, a nosso ver, é bastante grave”, ponderou o diretor de assuntos sociais, culturais e de saúde do SINJUS, Jonas Araújo.

De acordo com Ciwannyr Machado, “há espaço para o TJMG agir no combate ao absenteísmo, na medida em que implantar uma política de atenção integral à saúde dos magistrados e servidores”. Essa iniciativa está prevista pela Resolução 207/2015 do CNJ, cuja finalidade é "uniformizar o tratamento do tema em todo o país, garantindo que os trabalhadores do Judiciário tenham acesso a um ambiente de trabalho seguro e saudável", conforme divulgado no portal do Conselho.

Como bem pontuado por Jonas Araújo, “a resolução é extensa na amplitude das suas ações de saúde no tocante à prevenção, à promoção, à perícia oficial e á vigilância; trata abertamente da necessária universalização, democratização e adequação orçamentária. Neste ponto central, a Resolução 207/2015 é contundente: os tribunais devem destinar recursos orçamentários para a concretização dos objetivos desta Política, com a devida identificação em Quadro de Detalhamento de Despesa (QDD) ou na proposta orçamentária (art. 14, parágrafo único). Infelizmente, entre outros descumprimentos, a atual gestão do TJMG enviou a sua proposta para o orçamento de 2017 sem nenhum apontamento nesta direção”. O diretor afirmou, ainda, que o Tribunal precisa, urgentemente, cumprir o art. 11º da Resolução 207/2015, instituindo o Comitê Gestor Local de Saúde e assegurando ampla democratização com a participação das representações de classe dos servidores e magistrados.

Arthur Lobato elogiou a iniciativa do Núcleo de Saúde do SINJUS e reiterou a necessidade de ampliar os debates sobre o tema da humanização do trabalho. “É preciso humanizar as relações no ambiente de trabalho, tanto entre colegas quanto entre chefes e subordinados. A lógica do serviço público é, atualmente, a do alcance de metas de produtividade e isso pode levar ao adoecimento do servidor. É necessária a implantação de uma política voltada para o problema do assédio moral, da humilhação”, recomendou o especialista, que também atua na Comissão de Combate ao Assédio Moral do Sindicato.

Sorteio

Após o seminário, foram sorteados brindes, oferecidos pelos parceiros do SINJUS aos filiados. Dez servidores foram contemplados com vouchers para massagem, reflexologia, yoga e musculação (leia, abaixo, as informações sobre os conveniados que concederam as cortesias).

Aproveite para manter-se informado sobre os convênios do SINJUS. Mensalmente, é enviado ao email dos filiados um boletim especial sobre as novas parcerias firmadas pelo Sindicato. Você também pode se informar pelo portal do SINJUS, no link "Convênios" - semanalmente, é dado destaque, no banner "Campanhas", para um de nossos parceiros, com benefícios "pra lá de especiais". Acesse e escolha a opção que mais lhe atende.


Nenhum comentário: