sábado, 18 de fevereiro de 2017

Comitê gestor local planeja ações de promoção da saúde no TRT

O psicólogo Arthur Lobato participa do Comitê Gestor Local de Atenção à Saúde do Tribunal Regional do Trabalho - TRT.


Reunião entre profissionais da saúde, magistrados, gestores e servidores, realizada na sexta-feira (20) de janeiro, na sede do TRT-MG, em Belo Horizonte, abriu os trabalhos do Comitê Gestor Local de Atenção à Saúde em 2017. O encontro foi dirigido pela coordenadora do Comitê, desembargadora Denise Alves Horta.

Na pauta de discussão estavam estratégias para conscientizar o público interno sobre a prevenção de doenças e incentivar a adesão ao exame periódico, oferecido anualmente pela Secretaria de Saúde. O exame periódico, obrigatório para servidores e magistrados, é a principal ação preventiva contra o adoecimento, além de ser importante para fornecer dados que orientam as ações de promoção da saúde na instituição.

Entre as propostas do Comitê para este ano estão a realização de fóruns, palestras e campanhas de conscientização sobre temas como saúde mental no trabalho, acidentes de trabalho no Tribunal, bruxismo, entre outros.

Participaram da reunião os juízes Rodrigo Ribeiro Bueno, membro do Comitê; Anaximandra Kátia Abreu Oliveira, representante da Amatra3; Cristina Discacciati, diretora de Gestão de Pessoas; Arthur Lobato, psicólogo do Sitraemg; Célio Izidoro, servidor do TRT-MG e representante do Sitraemg; e servidores da Diretoria de Saúde. 


(Foto: Madson Morais)



Seminário debate saúde mental no trabalho


 

Evento teve a participação do médico do trabalho Hudson de Araújo Couto, que proferiu palestra para magistrados e servidores


Com o objetivo de refletir sobre a saúde mental e seus aspectos relacionados à rotina de trabalho, o Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde, o Programa Trabalho Seguro e a Escola Judicial promoveram, na tarde de ontem (28), I Seminário sobre Saúde Mental no Trabalho. O evento ofereceu a magistrados e servidores palestra do médico do trabalho e doutor em administração Hudson de Araújo Couto.

O 1º vice-presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Antônio Mohallem, abriu o seminário dizendo acreditar que um dos principais motivos de adoecimento mental é a falta de comunicação efetiva entre as pessoas. "No mundo atual, em que as pessoas se relacionam muito mais por mensagens eletrônicas, a ausência da comunicação olho no olho impede que se percebam sinais de que o outro está sofrendo algum transtorno mental".

Em sua fala, a coordenadora do Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde, desembargadora Denise Alves Horta, disse que esse tema, "além de muito instigante, está cada vez mais em voga por causa das constantes mudanças políticas, econômicas e sociais do mundo globalizado".

Já o gestor nacional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, lembrou que a saúde mental também é tema do programa e da Organização Internacional do Trabalho para os anos de 2016 e 2017. E destacou que as estatísticas brasileiras colocam o adoecimento mental como o 3º motivo de afastamento de trabalhadores, segundo o INSS. "O TRT tem julgado, cada vez mais, causas com esse tema, pois, atualmente, o trabalho está mais denso, tenso e intenso", afirmou.

Os três desembargadores compuseram a mesa de honra do seminário com os desembargadores Luiz Ronan Neves Koury, 2º vice-presidente do TRT e diretor da Escola Judicial, Rosemary de Oliveira Pires, gestora regional do Programa Trabalho Seguro, que também se manifestou durante o evento, ressaltando aspectos importantes do tema em debate. Também compuseram a mesa o secretário de Saúde Geraldo Mendes Diniz, o médico do TRT3 Gustavo Franco Veloso e os psicólogos Márcia Rachel Pires, do TRT3, e Arthur Lobato, do Sitraemg.

A palestra

Hudson Couto dividiu a sua palestra em duas partes. Na primeira, apresentou estudos que demonstravam características de indivíduos mais predispostos a transtornos mentais. Pessoas jovens, tensas, inseguras e emotivas têm mais probabilidade de apresentar o problema, assim como aqueles que são muito comprometidos com o trabalho, que não respeitam seus limites, que se desequilibram financeiramente e que não praticam atividades físicas. Mas lembrou que a saúde mental pode oscilar dependendo do momento de vida por que cada um está passando.

Em seguida, explicou que o grau de estresse é um dos determinantes para o transtorno mental. De acordo com ele, o grau ideal de estresse acontece quando há equilíbrio na relação entre exigência e estrutura de cada pessoa. Quando as exigências são muito menores do que o indivíduo pode suportar, há estresse de monotonia, o que pode levar ao adoecimento mental. "É o que acontece com aposentados que não se prepararam para a aposentadoria", exemplificou.

O contrário ocorre quando as exigências são muito altas e o indivíduo não tem estrutura para suportá-las. Nesse caso, há o adoecimento por sobrecarga ou estafa. Como exemplo, o médico do trabalho apontou pessoas que criam expectativas bem acima das suas possibilidades reais.

Na segunda parte parte da palestra, o médico mostrou como o ambiente de trabalho pode ser um dos motivos para o adoecimento mental. Entre aspectos que ele apontou, estão ambientes que apresentam carga enorme de trabalho ou cobrança excessiva; humilhação explícita e assédio moral e sexual; atividades cujos prazos de conclusão são muito curtos; exigência, por parte dos superiores, de agir fora dos padrões éticos; e organizações que fazem escolhas pelo apadrinhamento e não pela meritocracia. Segundo ele, instituições e empresas que promovem um ambiente mais interativo, apresentam algum grau de flexibilidade e possibilitam o acesso a recursos assistenciais a seus colaboradores tendem a ter menos pessoas com adoecimento mental.

Ao final, aconselhou os presentes a evitarem esse tipo de transtorno, como parar de viver a base do "ter" e administrar bem o tempo entre trabalho, família e a própria individualidade. "Trabalhar é a segunda melhor coisa da vida. A primeira fica a cargo de cada um", disse, arrancando risos e aplausos dos participantes.


(Fotos: Madson Morais)

Nenhum comentário: