quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017


O novo site do Sinjus destaca o Núcleo de Saúde, a Clínica do Trabalho e a Roda de Conversa com os aposentados, projetos criados e realizados pelo psicólogo Arthur lobato, que também é colunista do temas sobre Saúde do Trabalhador.


Seja bem-vindo ao novo site!  


O Núcleo de Saúde foi criado para prevenir e cuidar da saúde do servidor e combater a violência no ambiente de trabalho, seja ela física, emocional ou psíquica. Além de oferecer uma equipe multidisciplinar para o atendimento de casos de assédio moral, o Núcleo conta com diversos serviços gratuitos, como atendimento psicológico, na Clínica do Trabalho; nutricional; ginástica laboral.


CLÍNICA DO TRABALHO

O Núcleo de Saúde do SINJUS, focando a relação trabalho/adoecimento e trabalho/sofrimento, está disponibilizando um espaço clínico para atendimento psicológico individual: a Clínica do trabalho, com o Psicólogo Arthur Lobato. 


O agendamento para atendimento individual aos filiados é feito pelo telefone: (31) 3213-5247.


O mundo do trabalho atual significa para o trabalhador o avanço do projeto neoliberal, consolidando o tripé do Consenso de Washington: Estado mínimo, privatização e terceirização. Neste modelo, perda de direitos trabalhistas, precarização das condições de trabalho e competitividade representam a realidade do trabalho tanto na iniciativa privada quanto no serviço público. Já é constatado na saúde do trabalhador/servidor público os efeitos nocivos da tecnologia da informática, que têm acelerado o ritmo de trabalho, aliado a um modelo de gestão da iniciativa privada que adoece e gera sofrimento ao trabalhador, porque metas e produtividade sem condições de serem realizadas, e desrespeito aos limites humanos são o principal conteúdo do discurso empresarial.
Esta organização do trabalho e este modelo de gestão fundamentado na hierarquia/disciplina, via autoritarismo, são responsáveis por diversos tipos de sofrimento relacionados ao trabalho. Os principais transtornos mentais e emocionais envolvendo a saúde mental e emocional dos trabalhadores são, principalmente, a depressão e a ansiedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a depressão é uma das principais causas de incapacidade no mundo, sendo que o suicídio associado à depressão faz cerca de 850.000 vítimas, anualmente.


NÚCLEO DE SAÚDE: INFORMAÇÕES, ATENDIMENTOS E CONVÊNIOS EM UM SÓ LUGAR



A necessidade de criar um grupo específico para monitorar, constantemente, as questões relativas à saúde dos servidores fez surgir, em 2016, o Núcleo de Saúde do SINJUS-MG. Por meio de atendimentos, serviços gratuitos, estudos e debates, o objetivo do Núcleo é oferecer melhor qualidade de vida para o filiado dentro e fora do ambiente de trabalho. Como a discussão sobre as demandas dessa área vem ganhando cada vez mais importância, o Núcleo acaba de ganhar no novo site do Sindicato, um menu exclusivo!
No espaço, é possível conhecer um pouco mais sobre cada área de atuação do Núcleo: a Clínica do Trabalho, que disponibiliza atendimento psicológico individual com o psicólogo Arthur Lobato; o trabalho realizado no combate do Assédio Moral nos Tribunais de Justiça e Justiça Militar, por meio das comissões paritárias e do Plantão de Atendimento oferecido; os estudos e pesquisas produzidos pelos nossos especialistas que buscam aprofundar e entender as necessidades dos servidores e buscar melhorias e a “Roda de Conversa”, que sempre leva a categoria a expor problemas nas condições de trabalho, levando os servidores a refletir sobre a demanda, dialogar e buscar soluções junto a especialistas.
No menu também está disponibilizada uma parte importante do trabalho do Sindicato que envolve a saúde dos servidores: os convênios e atendimentos oferecidos. O SINJUS sempre entendeu como um dever a busca constante por formas de melhorar a qualidade de vida dos seus filiados. Por isso, durante todos esses anos, além de promover debates e seminários com especialistas nos diversos campos da saúde e de manter o tema em pauta constante no CONSINJUS, a entidade fechou parcerias e ofereceu atividades visando o bem-estar dos servidores. Em 2017, estamos renovando o setor, trazendo convênios de peso e com descontos ainda mais significativos.
O SINJUS oferece atendimento psicológico, jurídico, nutricional e, para os momentos mais difíceis, o auxílio-funeral. No menu “Atendimentos” é possível conhecer mais sobre os serviços disponíveis e preencher um formulário para agilizar a marcação da consulta ou do serviço.
Sabemos que com o passar dos anos, a rotina laboral se modifica, surgem novas tecnologias e diferentes formas de trabalho. Surgem também novas discussões e problemas envolvendo a saúde dos servidores. É preciso acompanhar de perto essas mudanças. É por isso, que neste espaço dedicado inteiramente à sua saúde no nosso Portal, você, filiado, estará por dentro das últimas informações publicadas. Fique de olho na programação das atividades, cursos e debates que serão realizados e se informar sobre as novas parcerias que fechamos para você.

Nenhum comentário: