sexta-feira, 30 de março de 2012

Pesquisadores franceses Marie-France Hirigoyen e Cristophe Dejours em Porto Alegre

Imagem
No dia 20 de abril, a EJ receberá dois renomados pesquisadores, psiquiatras e psicanalistas franceses: pela manhã, Christophe Dejours palestrará sobre o tema “Saúde, Subjetividade e Trabalho na Empresa e na Instituição Judicial”. A tarde será marcada pela presença de Marie-France Hirigoyen, falando sobre “Assédio Moral no Trabalho: Diferenças entre o Verdadeiro e o Falso”.

O evento, destinado a magistrados do TRT4 e aos servidores que exercem funções de assessoramento, será realizado no Auditório Ruy Cirne Lima, e contará com tradução simultânea.

Os palestrantes

Cristophe Dejours é psiquiatra, psicanalista e professor de Psicologia do Trabalho no Conservatoire National des Arts et Métiers, Cnam/Laboratoire de Psychologie du Travail et de L'Action, uma instituição pública ligada ao Ministério da Educação da França. É membro do Instituto de Psicossomática de Paris e da Association Psychanalytique. Autor de diversas obras.

Marie-France Hirigoyen é psiquiatra, psicanalista, psicoterapeuta familiar e professora de Vitimologia na Universidade de Paris. Trabalha regularmente com o Parlamento Europeu, o Conselho da Europa e a Comissão Européia sobre o tema assédio moral e sexual. Foi consultora para a elaboração da legislação francesa sobre esse tema e para a Lei Quebec. Autora de diversos livros e artigos.
Fonte: Escola Judicial do TRT-RS


Informações: http://www.trt4.jus.br/


 Escola Judicial divulgou ontem (06) o seu Boletim Informativo nº 17, que destaca os eventos destinados aos magistrados do TRT4, para o primeiro semestre deste ano.

Esta programação foi desenvolvida a partir do Planejamento Estratégico do Tribunal, das competências do magistrado, conforme as regras da ENAMAT (Resolução nº 07/2010), e das sugestões recebidas de magistrados e servidores ao longo do ano de 2011. Com base no Projeto Pedagógico da Escola Judicial, as atividades seguem sistematizadas em três eixos temáticos – Fundamentos, Práticas de Jurisdição e Gestão.

Para otimizar a participação dos magistrados às sextas-feiras, organizou-se a programação de maneira que, sempre que houver aulas de pós-graduação e de extensão em convênio com a Universidad de la República del Uruguay (em Porto Alegre), serão realizadas, paralelamente, atividades no interior. Nas demais sextas-feiras, acontecerão eventos de destaque na capital, incluindo renomados palestrantes como, por exemplo, os ministros Rosa Maria Weber e Luiz Phillipe Vieira de Mello Filho, a doutrinadora Ada Pellegrini Grinover e os pesquisadores franceses Marie-France Hirigoyen e Cristophe Dejours. Em outros dias da semana, atividades regulares terão espaço, como os já tradicionais “Fins de Tarde na EJ”.

Vários destes eventos serão abertos também a servidores. Outras atividades estão sendo preparadas e serão divulgadas oportunamente via e-mail e no site da Escola Judicial.

20/04/12 - 10h às 12h        Saúde, Subjetividade e Trabalho na Empresa e na Instituição Judicial
                                        MINISTRANTE: Cristophe Dejours
                                                                 Pesquisador, psiquiatra e psicanalista (França)

20/04/12 - 14h30 às 16h30  Assédio Moral no Trabalho: Diferenças entre o Verdadeiro e o Falso
                                         MINISTRANTE: Marie-France Hirigoyen
                                         Pesquisadora, psiquiatra e psicanalista (França)


Informações: http://www.enamat.gov.br/



segunda-feira, 19 de março de 2012

TV Tribuna, de Pernambuco, é processada por assédio moral



O Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope) acompanhou, nesta sexta-feira (16), nova audiência no Fórum da Justiça do Trabalho de Olinda sobre o processo da jornalista Veruska Lima contra a TV Tribuna, empresa do Grupo João Santos, afiliada da Rede Bandeirantes de Televisão (Band), por assédio moral. A sentença deverá ser proferida após o dia 17 abril.

Com apoio do Sindicato dos Jornalistas (Sinjope), Veruska Lima tem enfrentado todo tipo de dificuldade para combater o assédio moral, inclusive “enfrentando colegas de trabalho que não se limitam a depor pela empresa, chegando a mentir a ponto do juiz do processo identificar ‘contradições’ e decidir pela reinquirição de duas testemunhas, que pode motivar uma acareação e até em prisão por falso testemunho”, segundo informa matéria constante no site da entidade.

Veruska trabalhava na TV Tribuna desde 1999. E seu martírio começou após aceitar
convite e participar da eleição para Diretoria do Sinjope, ajudando na luta para por fim a abusos na área do registro e pagamento das jornadas de trabalho, especialmente horas extras. No dia 21 de janeiro do ano passado ela foi proibida de exercer a função
de repórter para a qual estava contratada e colocada “na geladeira”, num cubículo onde passava a tarde isolada de colegas. No mês seguinte, passou a cumprir sua jornada de seis horas/dia sem receber nenhuma tarefa. Após assumir a condição de dirigente sindical, seu conceito caiu na avaliação da direção da TV Tribuna, quando passou a "não corresponder às expectativas da empresa".

O assédio moral contra a jornalista foi denunciado no XVIII Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAC), realizado no final do ano passado, em Natal, quando os participantes aprovaram, por unanimidade, Moção de Repúdio contra a TV Tribuna e o Grupo João Santos.

“Após ingressar com o processo, o assédio moral foi maior. Daí, para assegurar sua sobrevivência com dignidade, ela teve que abdicar do mandato sindical e se demitiu da Tribuna para conseguir um outro emprego”, conta o diretor do Sinjope e da FENAJ, Osnaldo Moraes Silva. “Mas não desistiu da luta, o processo continua e nós estamos com ela”, completa.

No processo contra a TV Tribuna Veruska conta com a ajuda e solidariedade da também jornalista Simone Vilar, primeira vítima conhecida da prática de assédio na empresa, que prestou depoimento no qual ficaram evidentes as semelhanças das ações praticadas contra as duas.

“Por pressões, profissionais de imprensa se dispõem a depor contra colegas e a favor dos patrões”, lamenta Osnaldo. Segundo ele, na audiência de hoje, ao ser questionada pelo juiz por contradição em declaração anterior, uma das testemunhas de defesa da empresa admitiu “ter se equivocado” ao dizer que Veruska exercia suas funções na TV Tribuna “sem restrições”.

Ao final da audiência ficou definido o dia 17 de abril para os argumentos finais de acusação e defesa.

Publicado no site: http://www.fenaj.org.br

terça-feira, 6 de março de 2012

Por determinação do CNJ, TJMG agora tem Ouvidoria. Vamos utilizar!









Um canal importantíssimo para melhorar a Justiça em Minas Gerais foi aberto nesta quinta-feira, 1/3, por meio da Resolução 685/2012, publicada no Diário do Judiciário Eletrônico (DJE), que instaura a Ouvidoria no TJMG. Essa é mais uma determinação do CNJ que vem garantir ao jurisdicionado um canal de comunicação com o Judiciário. Além disso, a medida garante o acesso dos populares, que poderão fazer reclamações, sugestões e acompanhar esse Poder de perto.

O SINJUS-MG acredita que a criação desse canal é um passo inicial para aproximar a população e, por que não dizer, a categoria da Administração do Judiciário Mineiro. Resta saber como o Judiciário vai lidar com os dados obtidos. Esperamos que seja tomando as providências devidas para solucionar os problemas que chegarem ao Órgão pelo novo canal. Isso, sim, fará a diferença e poderá contribuir para uma maior credibilidade na Instituição melhorando sua imagem. Por isso, vamos utilizar esse novo canal democrático e permanecer na luta pela aproximação que há tanto tempo pleiteamos!