Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2024

Núcleo de Saúde dos Trabalhadores do SERJUSMIG

 


Nossa História

O SERJUSMIG foi um dos sindicatos pioneiros no combate ao assédio moral quando, em 2007, criou o Plantão de Atendimento às Vítimas de Assédio Moral, com a participação do psicólogo e especialista em saúde do trabalhador Arthur Lobato, e do vice-presidente do Sindicato Rui Viana.

A nova forma como se organizou o trabalho no Judiciário, a partir da política de metas e produtividade implementada pelo CNJ, exigiu a ampliação do projeto de combate ao assédio moral para um núcleo de saúde.

Em 2015, os servidores passaram a ser atendidos por Raquel Orlando, assessora da Diretoria, com formação jurídica, além do atendimento com Arthur Lobato. Tal composição permite o amplo acolhimento ao Servidor, que, após uma triagem do seu caso, recebe todas as orientações administrativas e jurídicas.

Em 2021, o SERJUSMIG reforça sua equipe, com a profissional da psicologia Ana Elisa, e a ampliação dos convênios com diversos profissionais do Estado, traçando novo conceito de atendimento.

A nova sistemática consiste em ampliar o poder de alcance da equipe, sem que haja perda da qualidade. Portanto, o servidor que procura essa entidade pode ser conduzido para a assessora da diretoria, para o acolhimento inicial do psicóloga, seguindo em tratamento, se identificada a necessidade, com os profissionais conveniados.

Tal composição permite o amplo acolhimento ao Servidor, que, após uma triagem do seu caso, recebe todas as orientações administrativas e jurídicas; com análise individualizada do seu caso, a partir da narrativa e provas trazidas pelo Servidor; apresentação dos possíveis caminhos a serem seguidos, com as estratégias objetivas de combate a esse assédio, além de esclarecimentos sobre a produção de provas.

 

Comissão de Enfrentamento ao Assédio Moral TJMG

A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do TJMG foi instituída de acordo com a resolução do Órgão Especial nº 1.018, de 17 de janeiro de 2023, que dispõe sobre a prevenção e o enfrentamento do assédio moral, do assédio sexual e de todas as formas de discriminação, no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais.  

O SERJUSMIG acompanha a Comissão representado pelo seu 3º vice-presidente, Felipe Galego, representante dos servidores da 1ª Instância, e da subdiretora social, Sheila Augusta Ferreira Fernandes Salomé.

Entre seus objetivos, estão a promoção e o estímulo das atividades laborais de forma digna, saudável, segura e sustentável. As propostas do grupo se integram à Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, criada a partir da Resolução 351, de 2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e atualizada em agosto de 2023, pela Resolução 518/2023 do CNJ, que alterou a resolução 351/2020.  

 

MATERIAIS DE APOIO

 

Saiba que situações se configuram como assédio moral no trabalho e como se defender

Trabalho, adoecimento e solidariedade, artigo de Arthur Lobato

Diferenças sutis entre o estresse e o assédio moral, artigo de Arthur Lobato

Seis formas de denunciar assédio moral no trabalho

Tribunal disponibiliza nova ferramenta para denúncias de assédio moral

Conflitos no trabalho e Assédio Moral

 

Análise da pesquisa do CNJ sobre Assédio Moral, artigo de Arthur Lobato

Assédio moral em tempos de teletrabalho, artigo de Arthur Lobato

Dia 2 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral

Combate ao assédio é desafio para humanizar as relações de trabalho no país, artigo de Rita Serrano

Assédio no TJMG está relacionado à organização do trabalho

Reclamações de assédio moral aumentaram na pandemia, aponta equipe do Sindicato

Análise de um caso de Assédio Moral

Sofrimento no trabalho e suas consequências

Autoestima

Trabalho – tarefa e relacionamento

- Gestão, Organização do trabalho e a Resolução 219/CNJ
Parte I  /  Parte II

 

- Podcast Fala, SERJUSMIG: O que fazer para combater o assédio sexual no TJMG?

- Palestra online: Assédio Moral no trabalho remoto e direito à desconexão

- Sindicato lança podcast no Spotify. Primeiro programa aborda o assédio moral no ambiente de trabalho

- Palestra online: Combate ao assédio moral no serviço público


SERJUSMIG :: Núcleo de Saúde dos Trabalhadores do SERJUSMIG

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Sitraemg convida para Roda de Conversa sobre Judiciário 4.0, novas tecnologias, adoecimento e sofrimento no trabalho

Sindicato e a Subseção Judiciária da JF de Montes Claros realizarão atividade conjunta, com gestores e servidores, dias 27 e 28 de junho 

A coordenação do Sitraemg convida servidores e gestores da Justiça Federal de Montes Claros para a Roda de Conversa a ser realizada nos dias 27 e 28 de junho, quinta e sexta-feira. O tema do diálogo será “Judiciário 4.0, Novas tecnologias, adoecimento e sofrimento no trabalho”.


A Roda de Conversa é uma construção conjunta da Subseção Judiciária de  Montes Claros e o Departamento de Saúde e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM) do Sitraemg.


O objetivo é conversar sobre a organização do trabalho e reunir contribuições coletivas -  vindas dos servidores e gestores, que conhecem bem os processos de trabalho - para melhorias.



A atividade contará com a presença da coordenadora Regional do Sitremg e oficiala de justiça da JF, Alessandra Matias Barbosa, e Arthur Lobato, consultor na área de saúde do trabalhador e especialista no combate ao assédio Moral.


Alessandra Matias Barbosa destaca que os novos métodos de trabalho implantados no Tribunal, nos últimos anos, têm gerado muita ansiedade para as equipes.


“A reestruturação aumenta o tensionamento das relações nas varas federais. A nossa intenção é levantar sugestões para a melhoria das rotinas, dos processos e dos ambientes de trabalho, favorecendo a saúde dos servidores e desenvolvendo um programa piloto que possa ser implantado em outras regiões do Estado”, explica a coordenadora.


Leia mais

Assessoria de Comunicação

Sitraemg