quinta-feira, 7 de julho de 2011

I Congresso sobre Assédio Moral no México

Fotografias: Taís Ferreira



Combate ao assédio moral:
Representação da vontade, de sujeitos que desejam lutar por um ambiente saudável no  trabalho.
Arthur Lobato
psicologo y periodista






Durante seis dias trabalhadores de vários países discutem na cidade do México os avanços no conhecimento teórico e prático do combate ao assédio laboral no I Congresso Iberoamericano sobre o Assédio Laboral e Institucional.


O psicologo Arthur Lobato, membro das comissões de combate ao assédio moral do Sinjus - Sindicato dos Servidores da Justiça de Segunda Instância de MG e do Serjusmig - Sindicato dos Servidores da Justiça de Primeira Instância de Minas Gerais, participou nos dias 4 e 5 do curso précongresso: Estudo Científico do Mobbing no Trabalho, ministrado pelo Dr. Kenneth Westhues, professor da Universidade de Waterloo, Canadá.


Durante o congresso que acontece de 6 a 8 de Julho na Escola Nacional de Antropologia e História do México, o psicólogo e jornalista Arthur Lobato fez sua exposição sobre o trabalho que desenvolve na luta contra o assédio moral no Brasil. Lobato iniciou sua palestra falando do contexto em que esta luta começa no Brasil e sua experiência nos dois sindicatos em que atua atualmente, além do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, onde foi vice-presidente e da Federação Nacional dos Jornalistas Brasileiros, onde foi membro da diretoria executiva e conquistou a inclusão de cláusulas contra o assédio moral no código de ética do jornalista brasileiro e apresentou teses sobre o tema.



No dia 8 o psicólogo participa de um painel de discussões sobre o assédio moral no trabalho, juntamente com Margarida Barreto, Brasil, Lydia Guevara Ramirez, Cuba,  Susana Treviño Ghioldi, Argentina, Elias Garcia Rosas, México e Duglas Yanes, Venezuela.
Elias Garcia Rosas, Margarida Barreto, Arthur Lobato, Florencia Peña, Lydia Guevara

O I Congresso Iberoamericano sobre Assédio Laboral e Institucional termina do uma oficina para trabalhadores assédiados, que acontece no sábado 9 de julho, com a participação da Dra. Margarida Barreto, Lydia Guevara Ramirez e Arthur Lobato Magalhães Filho, que encerram o congresso traz em seu tema: respeito, direito e dever, dialogando com trabalhadores que sofrem com este mal invisível nas relações de trabalho.
 
Confira mais fotografias do Congresso:



































Um comentário:

Unknown disse...

http://assediados.blogspot.com/

Participe deste espaço onde vítimas de assédio ou dano moral podem relatar suas histórias, compartilhar experiências, e buscar caminhos para tornar o ambiente de trabalho um espaço seguro, onde seres humanos sejam tratados com o respeito e a dignidade que merecem. Comente e seja um seguidor!

assediados@gmail.com