VÍDEOS

 

O psicólogo Arthur Lobato fala sobre burn-out



 

O Trabalho na Era Digital - Entrevista com Ricardo Antunes


O programa discute as consequências dos avanços tecnológicos para o mercado de trabalho com um dos grandes sociólogos do país, o professor Ricardo Antunes, titular de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Há mais de 40 anos, ele estuda o mundo do trabalho. No currículo, possui diversos livros e seu último lançamento chama-se “O privilégio da servidão”. Nesta entrevista, Antunes fala sobre o novo proletariado do século XXI e a indústria 4.0.


Assédio moral vertical descendente | Pare e Repare




Setembro Amarelo: Mês dedicado à prevenção do suicídio 






Publicado em 2 de mai de 2019
O assédio moral é uma conduta abusiva que ocorre de forma frequente e sistemática. Pode causar transtornos mentais e comportamentais em empregados e gerar danos irreversíveis à saúde de profissionais.

Você sabia que existem várias formas de assédio? Cobranças excessivas, humilhações, xingamentos são algumas das ações que caracterizam o assédio moral vertical descendente, cometido por um superior contra o subordinado. O chefe se aproveita de sua condição de autoridade para pôr o colaborador em situações desconfortáveis, como desempenhar uma tarefa que não faz parte de seu ofício e qualificação, a fim de puni-lo pelo cometimento de algum erro, por exemplo.

Com o objetivo de conscientizar e combater essa prática, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) lançam a campanha Pare e Repare – Por um ambiente de trabalho mais positivo. Neste vídeo, você aprende as atitudes corretas para prevenir o assédio moral vertical descendente.

O assédio moral pode afetar o ambiente de trabalho de forma generalizada. Por isso, é dever de todos promover ações de prevenção ao assédio moral. Clique, assista, compartilhe! Faça parte dessa campanha.

Para mais informações acesse: http://bit.ly/CartilhaAssédioMoral

Confira outras notícias do Tribunal Superior do Trabalho em: http://www.tst.jus.br

=====================

O TST Tube é o canal oficial do TST no YouTube. Inscreva-se para acompanhar as principais decisões do Tribunal Superior do Trabalho e reportagens sobre o Direito do Trabalho.

Para ficar por dentro de todo o conteúdo produzido pelo TST Tube, inscreva-se! http://bit.ly/TSTTube

Para sugestões, críticas ou dúvidas, entre em contato conosco pelo email: crtv@tst.jus.br

=====================

Siga o TST também:
Facebook: http://www.facebook.com/TSTJus
Twitter: http://www.twitter.com/TST_Oficial
Instagram: http://www.instagram.com/tstjus
Flickr: http://www.flickr.com/tst_oficial

No vídeo o psicólogo Arthur Lobato, fala sobre o trabalho do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral do Sitraemg - DSTCAM na Reunião do Conselho Deliberativo do SITRAEMG realizado de 23 a 25/11, no Sênior Village Hotel (antigo Hotel Fazenda Canto da Siriema), na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 





Publicado em: http://www.sitraemg.org.br/videos



 



Confira os vídeos do DSTCAM nas redes sociais

O SITRAEMG disponibilizará vídeos, mensalmente, no Facebook e no Instagram com o intuito de divulgar o trabalho realizado pelo Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM) do Sindicato no sentido de orientar e acolher os filiados. Com apresentação do psicólogo Arthur Lobato, responsável técnico pelo DSTCAM, será abordado os sintomas da ansiedade, depressão, assédio moral e esgotamento profissional, entre outros fatores que podem ser causados pelo trabalho. 
Caso o servidor se identifique, o departamento está à disposição para acolhê-lo e fazer o acompanhamento psicológico. 
O atendimento é feito na sede do SITRAEMG e pode ser agendado por meio do telefone: (31) 4501-1541. 
Acompanhe os vídeos em nossas redes sociais.







Assédio moral no trabalho

O Justiça do Trabalho na TV entrevista o psicólogo Roberto Heloani, professor e pesquisador da Universidade de Campinas (Unicamp), sobre assédio moral no trabalho. Caracterizada por expor o trabalhador a situações humilhantes, repetitivas e prolongadas, a prática vem crescendo nos ambientes corporativos, sendo reconhecida também na administração pública. Mas, afinal, o que leva uma pessoa a assediar a outra moralmente? E como as organizações contribuem para a disseminação dessa violência? Essas são algumas das questões discutidas por Heloani que é membro fundador do site assediomoral.org.





Palestra do psicólogo Arthur Lobato






Assista à Conferência "Saúde Psíquica e Trabalho Judicial" com Christophe Dejours








Assédio moral no trabalho: situações mais comuns, como identificá-lo e como combatê-lo



Vídeo Relacionados al IV Congreso sobre acoso laboral e institucional





Wagner Ferreira, Coordenador do Sinjus/MG fala sobre o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral no Trabalho











































Evento do Departamento de Saúde no Trabalho e Combate ao Assédio Moral foi realizado em novembro do ano passado, em Belo Horizonte. 



O primeiro Seminário do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM) foi realizado nos dias 4 e 5 de novembro de 2016, no hotel Normandy, em Belo Horizonte.


Confira, abaixo, vídeos das palestras do evento:


Publicado em:http://www.sitraemg.org.br



Palestra: "SERJUSMIG no combate ao assédio moral"

XVIII Encontro de Delegados SERJUSMIG - 24 a 27 de novembro de 2016

Por: Arthur Lobato







Publicado em: http://site.serjusmig.org.br





Entrevista com Christophe Dejours no Programa Trabalho Legal - TV Justiça
DATA EXIBIÇÃO: 3 de Setembro 2016



Trabalho e Doença Mental: 
Palestra no Ministério Público do Trabalho em Brasília 
Pane nas Organizações: do adoecimento ao reencantamento do trabalho









10° Consinjus - Saúde e Humanização das Relações de Trabalho: Virtualização, home oficce




Lançamento do livro Assédio Moral Organizacional 



 O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, com o apoio do Instituto Defesa da Classe Trabalhadora (Declatra), lançou o livro “Assédio Moral Organizacional – As vítimas dos Métodos de Gestão nos Bancos”. A obra é resultado de uma extensa pesquisa realizada pelo Instituto em parceria com o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região e que resultou no movimento “Vítimas do HSBC”


Arthur Lobato fala sobre o assédio moral no meio sindical

 

O psicólogo e pesquisador da saúde do trabalhador, Arthur Lobato, fala sobre o assédio moral no meio sindical. Uma prática perversa e autoritária contra o(a) trabalhador(a).

TV Sindesind

Entrevista: “Conexões: espiritualidade e cotidiano”

No programa a reflexão é sobre lidar com o estresse de maneira a buscar do equilíbrio. O trabalho, os relacionamentos, a família, a escola e outras grandes responsabilidades são fatores de forte pressão e, muitas vezes, acabam por tirar nosso equilíbrio. É possível administrar a pressão e viver bem mesmo em meio a tantas emoções e afazeres?  


05/11/2015

Estresse nosso de cada dia – Bloco 01



05/11/2015

Estresse nosso de cada dia – Bloco 02





Conexões: espiritualidade e cotidiano”
Apresentação: padre Márcio Paiva
Entrevistado: Arthur Lobato - psicólogo/saúde do trabalhador
Data da gravação: quinta-feira, 05 de novembro
Local: TV Horizonte
Horário de exibição: 21h15 às 21h45 – AO VIVO (2 blocos de 12 minutos cada)
Tema: “Lidando com o estresse nosso de cada dia”



MT: Entrevista com o psicólogo Arthur Lobato sobre assédio moral

Em entrevista, o psicólogo Arthur Lobato explica sobre as formas de assédio moral e as implicações na saúde do trabalhador. No contexto, ele analisa as mudanças que a tecnologia trouxe q que influenciaram também as relações no ambiente de trabalho. As empresas mais competitivas e as necessidades mais urgentes aceleram as rotinas e é neste cenário que o assédio moral se apresenta como um grande vilão.




X Congresso Palestrantes  Arthur Lobato e  Rogério Dornelles Assédio moral / Sitraemg videos



Palestra com doutora Margarida Barreto SITESPM CHR






CAMPANHA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO CONTRA O ASSÉDIO MORAL





MARGARIDA BARRETO


II Seminário Catarinense de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho Período: 25 e 26 de Agosto de 2011 Local: Florianópolis/SC CONTEXTO DO ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO E SAÚDE DO TRABALHADOR NO BRASIL Margarida M. S. Barreto, Drª (NEXIN/PUC - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - FCMSCSP) Informações em: www.assediomoral.ufsc.br Site da palestrante: www.assediomoral.org.br


 PUBLICADO EM: http://www.assediomoral.ufsc.br


Dr. Roberto Heloani participando da 14.ª Conferência Nacional dos Bancários de Curitiba. O professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Roberto Heloani, afirma que a atual forma de organização do trabalho é responsável direta pelo assédio moral nos bancos.
 



II Seminário da APUFPR-SSind sobre Assédio Moral no Trabalho
 



  O


O documentário "A dor (in)visível - Assédio Moral no Trabalho" é uma realização do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) - Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Caxias do Sul; do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) em Caxias do Sul; e do Governo Federal.

 Produção: Transe Imagem






Publicado em 17 de set de 2012
O SINPEF/MG promoveu no dia 06 de setembro de 2012 uma palestra com o psicólogo Arthur Lobato que discorreu sobre o assédio moral no serviço público e sua perspectiva após o movimento paredista.

O evento aconteceu na Escola Superior de Advocacia da OAB -- ESA, em Belo Horizonte - Minas Gerais.

Após a palestra houve uma mesa redonda que analisou o assédio moral na Polícia Federal, composta pelo Psicólogo Arthur Lobato, Giovani Lara (Agente Federal aposentado e Relator da Comissão de Ética da OAB/MG e Tiago Penna (Advogado do SINPEF/MG).





Publicado em 18 de set de 2012

 O SINPEF/MG promoveu no dia 06 de setembro de 2012 uma palestra com o psicólogo Arthur Lobato que discorreu sobre o assédio moral no serviço público e sua perspectiva após o movimento paredista.

 O evento aconteceu na Escola Superior de Advocacia da OAB -- ESA, em Belo Horizonte - Minas Gerais.

 Após a palestra houve uma mesa redonda que analisou o assédio moral na Polícia Federal, composta pelo Psicólogo Arthur Lobato, Giovani Lara (Agente Federal aposentado e Relator da Comissão de Ética da OAB/MG e Tiago Penna (Advogado do SINPEF/MG).

ASSÉDIO MORAL



Psicólogo José Roberto Heloani falou sobre o tema no Encontro

O programa Encontro, da Rede Globo, apresentado pela jornalista Fátima Bernardes, abordou o tema do assédio moral no local de trabalho. O psicólogo José Roberto Heloani comentou sobre as consequências desse tipo de assédio na saúde do trabalhador.
Segundo ele, há possibilidade de danos psicológicos, causando inclusive depressão em alguns casos, onde a pessoa necessita se afastar do trabalho. Confira o vídeo:https://globoplay.globo.com/v/2600123.

Assédio moral e as implicações na saúde do trabalhador - entrevista

Em entrevista, o psicólogo Arthur Lobato explica sobre as formas de assédio moral e as implicações na saúde do trabalhador. No contexto, ele analisa as mudanças que a tecnologia trouxe q que influenciaram também as relações no ambiente de trabalho. As empresas mais competitivas e as necessidades mais urgentes aceleram as rotinas e é neste cenário que o assédio moral se apresenta como um grande vilão.








Nenhum comentário: