
*Arthur Lobato
“Outro mundo é possível”, foi o que se constatou, em Belém, no Fórum Social Mundial (FSM). Projetos, idéias, experiências, dúvidas e sugestões foram debatidas calorosamente nas oficinas e palestras do FSM. O SINJUS-MG e o SERJUSMIG levaram a experiência mineira no combate ao assédio moral no serviço público, apresentada pelo psicólogo Arthur Lobato, com distribuição de cartilhas e lançamento do blog http://assediomoralesaudenotrabalho.blogspot.com/, criado e atualizado pela jornalista Taís Ferreira.
Participaram da mesa sobre saúde mental e as relações de trabalho, os maiores especialistas do Brasil e da América Latina como Margarida Barreto, Roberto Heloni, a renomada jurista cubana Lídia Guevara, entre outros. Foram distribuídas a cartilha do SINJUS/SERJUSMIG e a nova cartilha do sindicato dos químicos de São Paulo, pioneiro na luta contra o assédio moral. Outros convidados como Pérsio Dutra-DIESAT-SP-SP; Erivalder Guimarães - FENAM; Carmen Regina Rocha Lima - FNU-Pará; Luiz Salvador -ALAL -Paraná; Susana Trevino -Argentina; falaram sobre a violação repetitiva dos direitos humanos dos trabalhadores.
Fraternidade e esperança na possibilidade de um modo mais humano de trabalho, mesmo com a crise econômica mundial - crise do capital, do consumo -, que reflete em todos nós. Momento em que, mais do que nunca, devemos lutar pela nossa dignidade, não permitindo que a crise seja mais uma arma contra o trabalhador. A missão dos sindicatos é não permitir que o assédio moral no trabalho se alastre como um câncer, corrompendo e destruindo corpos e mentes. Afinal, o trabalho deve ser fonte de realizações.
A verdadeira saúde mental é aquela que possibilita amar e trabalhar. Em nosso lado emocional, afetivo transborda a verdadeira humanidade que existe em todos nós. Através do trabalho, damos nossa contribuição para um mundo melhor, onde a realização pessoal é compartilhada. Com união e vontade de evoluir tudo é possível. Amando, nos encontramos com o outro em plena humanidade; e trabalhando encontramos nossa realização profissional. Mais do que nunca, nos dias de hoje, o que desejamos é “trabalhar sim, adoecer não”!
* Arthur lobato é psicólogo, pesquisador do assédio moral no trabalho e membro da Comissão de Combate ao Assédio Moral SINJUS/SERJUSMIG/SITRAEMG.
Publicado no jornal EXPRESSÃO SINJUS 172, de 12 de fevereiro de 2009.