Roberto Heloani (Unicamp e FGV) foto:Arthur Lobato
Margarida Barreto (PUC São Paulo) foto:Arthur Lobato
Arthur lobato(membro da Comissão SINJUS-MG/Serjusmig de Combate
ao Assédio Moral no Trabalho) foto: Robert França
foto:Arthur Lobato
foto:Arthur Lobato
foto:Renato Charchar
* Por Taís Ferreira
Encerrado no último domingo, 1º de fevereiro, na capital do Pará, O Fórum Social Mundial 2009 contou a participação do SINJUS-MG e do Serjusmig, além de movimentos sociais do mundo todo que se uniram para debater e avaliar propostas que possam colaborar com a construção de uma sociedade mais justa e um mundo mais equilibrado, no qual as oportunidades sejam amplamente democratizadas.
Na sexta-feira, 30/1, o SINJUS-MG e o SERJUSMIG tiveram a sua participação, com a palestra do psicólogo e jornalista Arthur lobato (membro da Comissão SINJUS-MG/Serjusmig de Combate ao Assédio Moral no Trabalho), que falou sobre violência psíquica contra o trabalhador. A palestra foi organizada pelos doutores Margarida Barreto (PUC São Paulo) e Roberto Heloani (Unicamp e FGV), especialistas do tema assédio moral no trabalho. No sábado, 31/1, Lobato falou sobre o trabalho que as entidades têm realizado, abordando as reuniões da Comissão, o Plantão do Assédio e as propostas de projeto de Lei e de trabalho preventivo no interior do Tribunal de Justiça (TJMG).
Participaram do evento como representantes da diretoria do SINJUS-MG, Robert Wagner França(Coordenador-Geral) e Renato Charchar (Finanças). Foram distribuídas cartilhas elaboradas pela Comissão de “Combate ao Assédio Moral na Administração Pública”. O público participou trocando idéias com os representantes do SINJUS-MG, fizeram questionamentos sobre a possibilidade de organizar trabalho similar em suas entidades, bem como de trocar idéias com a Comissão SINJUS-MG/Serjusmig. Além de Arthur Lobato, a atividade contou com as palestras de Margarida Barreto e Roberto Heloani, acrescidas de relatos de representantes de entidades Sindicais de São Paulo (Sindicato dos Químicos) e do Pará (Urbanitários) e com a contribuição da advogada cubana Lídia Guevara, que atua na área de Direitos Humanitários.
* Taís é jornalista, é editora do blog
CINE JORNALISMO EM PAUTA
Nenhum comentário:
Postar um comentário