terça-feira, 13 de julho de 2010

SINJUS-MG participa de Conferência Internacional sobre Assédio Moral

Começou nesta segunda-feira, 12/7/2010, a “Conferência Internacional sobre Assédio Moral e outras manifestações de Violência no Trabalho”, realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e organizada pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da instituição.

O SINJUS-MG está presente no evento e, no dia 15/7, fará uma “participação especial”: o coordenador-geral do Sindicato, Robert Wagner França, integrará, como palestrante, a mesa sobre ações desenvolvidas, pelos sindicatos (Sinjus e Serjusmig), no combate ao Assédio Moral no trabalho.

Além dele, Arthur Lobato, psicólogo e coordenador de projetos de combate ao assédio moral em sindicatos de servidores da justiça de Minas Gerais, também, proferirá a palestra "Estratégias e Ações no Combate ao Assédio Moral", que relata o trabalho realizado junto ao Sinjus-MG, Serjusmig, SJPMG, FENAJ, entre outros sindicatos e federações. Para Lobato, "São necessários fatos e ações que mobilizem e não deixem a chama da luta se apagar. Luta firme, persistente e íntegra que deve ser encampada por todos os sindicatos".

A experiência e o acúmulo do SINJUS-MG neste tema são frutos de diversas ações junto aos servidores e também em parceria com outras entidades, desenvolvidas nos últimos anos. Foram vários seminários, cartilhas (em português e espanhol), criação de comissão de Assédio Moral na categoria, realização de diversas ações junto a outros movimentos e, também, a elaboração de um Projeto de Lei Complementar, no âmbito estadual, sobre o assunto (nº 54/2009, em tramitação na Assembleia Legislativa). Tudo isso credenciou nossa entidade a participar, com muito orgulho, dessa importante Conferência Internacional. Dessa forma, poderá compartilhar as vivências dos servidores do Judiciário mineiro e, principalmente, aprofundar conhecimentos sobre esse “mal” que aumenta, a cada dia, em todos os locais de trabalho.

Ao lado do SINJUS-MG, participam da Conferência representantes do Ministério da Saúde, sindicatos, movimentos sociais e especialistas convidados do Canadá, México, Argentina e Venezuela. Nos quatro dias de eventos, haverá conferências e mesas em que pesquisadores e especialistas do Brasil e do mundo apresentam conceitos, resultados de pesquisas e também ações concretas que estão ajudando a mudar a realidade dos trabalhadores vitimados pelo Assédio. A palestra de abertura, realizada na segunda-feira, foi proferida pela Dra. Margarida Barreto, médica do Trabalho, doutora em Psicologia Social e pesquisadora do Núcleo de Estudos Psicossociais de Exclusão e Inclusão Social (Nexin PUC/São Paulo), uma das maiores especialistas em assédio moral no Brasil.

Para saber mais informações sobre o evento, acesse
www.iesc.ufrj.br/assediomoral

Com informações do site:
www.sinjus.org.br

Nenhum comentário: