quinta-feira, 24 de julho de 2014

Assédio Moral no Trabalho


ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO.

Informação é poder, gera conhecimento.

Vou abordar nesta coluna um tema polêmico: o assédio moral no trabalho. A aceleraçao do ritmo de trabalho, a produtividade, as metas, a exigencia de profissionais qualificados, com dedicaçao total ao trabalho, (sem contrapartida salarial), são “DOGMAS” nas empresas e orgãos publicos.

O trabalhador sofre com a intensidade da carga de trabalho, e o medo de perder o emprego faz com que muitos sejam forçados a aceitar a perda de direitos trabalhistas, como a carteira assinada, FGTS, contribuição previdenciaria, para garantir a permanencia no mercado de trabalho. Trabalhar e não receber por horas extras e feriados , é LEI, em muitas empresas.

Entretanto existe um inimigo invisivel o assédio moral no trabalho, fenomeno perverso que leva ao adoecer psquico e emocional do trabalhador, pelos constantes ataques, com intenção de prejudicar alguem. O objetivo do assedio moral é denegrir e desmotivar um trabalhador competente e questionador. Atraves de atos repetidos, persecutorios, com humilhaçoes, tratamento diferenciado, injustiças, cria-se uma ruptura na auto-estima e motivaçao do trabalhador, que alem do adoecer fisico emocional e mental depois de sofrer um longo e doloroso processo de assédio moral, é demitido por justa causa ou “pede pra sair' pois não suporta mais a pressão que vive.

Três elementos são essenciais no assédio moral: o agressor, o alvo (vítima), e o contexto que permite que o assédio aconteça (organização do trabalho). Por isso, só se altera o ambiente de trabalho, se a empresa ou a instituição estiver envolvida na mudança.

Participe, opine, denuncie o assédio moral e ajude a erradicar o autoritarismo, as humilhações, as injustiças - práticas abusivas, que causam mal estar, impotência, mágoa, revolta, sofrimento e adoecer do trabalhador. Vamos criar um bom fórum de discussões nos próximos meses.

Arthur Lobato é Psicólogo, especialista no Combate ao Assédio Moral.
www.assédiomoralesaudenotrabalho.blogspot.com
lobatofiscaliza@yahoo.com.br

Publicado no Jornal Clarear maio 2014

Nenhum comentário: