segunda-feira, 8 de abril de 2024

Casa Margarida Barreto: SP ganha espaço de acolhimento para vítimas de violência de gênero

 A Casa Margarida Barreto, ONG cujo objetivo é combater a violência, a discriminação, acolher e orientar as vítimas de violência, foi inaugurada no dia 9 de março.

A Casa é um ambiente seguro e inclusivo para todas as pessoas, a partir do recorte de gênero, com foco nas mulheres e na comunidade LGBTQIAPN+. “A iniciativa nasce a partir das vivências de companheiras e companheiros do movimento sindical, especificamente no Sindicato dos Químicos de São Paulo. Daqui, acompanhamos de perto as violências sofridas por mulheres no local de trabalho, em locais públicos e dentro das próprias casas, por muitos anos, orientadas pela saudosa Dra. Margarida Barreto, que, a partir de seu legado, empresta seu nome para este projeto”, conta a presidenta da ONG, Lu Varjão, que também é dirigente do Sindicato dos Químicos.

O nome da ONG é uma homenagem a médica Margarida Barreto que trabalhou muitos anos no Sindicato. A doutora Margarida ficou conhecida por seu pioneirismo nos estudos sobre assédio moral no trabalho e dedicou grande parte da sua vida para atender trabalhadores vítimas de assédio. Margarida Barreto nos deixou em 03 de março de 2022.

A Casa Margarida Barreto é um projeto independente apoiado pelo Sindicato dos Químicos de São Paulo.

#Linha Margarida

Mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ em situação de violência doméstica, familiar ou em situação de risco e vulnerabilidade podem acionar a #Linha Margarida (11) 991602582. Para informações sobre a ONG siga @casamargaridabarreto.

 Casa Margarida Barreto: SP ganha espaço de acolhimento para vítimas de violência de gênero - Sindicato dos Químicos de São Paulo (quimicosp.org.br)

Nenhum comentário: