segunda-feira, 26 de maio de 2008

MATERNIDADE E ASSÉDIO MORAL

* Arthur Lobato

ASSÉDIO SEXUAL E ASSÉDIO MORAL
O assédio moral, muitas vezes, acontece com a mulher que negou o assédio sexual, ou, após término de um envolvimento afetivo/sexual. A mulher ao negar transformar-se em objeto sexual mantém sua dignidade, mas começa a sofrer o assédio moral, de forma perversa, uma vingança do homem que não respeita o ser feminino.
O assédio pode ser horizontal – entre colegas, e vertical – exercido pela chefia.
Em todo assédio moral há sempre uma questão ligada a não aceitação da diferença – gênero, idade, raça, religião, competência, estética, entre outros.
O feminino é objeto de ataques nos pontos vitais da mulher – como a questão da menstruação e da gravidez. As pesquisas científicas já colocam a TPM como causadora de vários sintomas nas mulheres, e neste momento de transformação hormonal, o assediador entra em ação. Por outro lado, na gravidez a mulher é questionada no seu desejo de ser mãe, é assediada na sua intimidade, como se o trabalho fosse mais importante que a vida, criando assim um sentimento de culpa durante a gravidez, na licença maternidade e na volta ao trabalho. Neste período além do assediador, alguém do grupo valida o discurso de que ela “abandonou” os colegas, insistindo na sua volta, e que “o chefe não esta nada satisfeito com sua gravidez”.
Na volta ao trabalho, a mulher é novamente assediada, pois é exigido dela evitar ter mais filhos, para “não prejudicar mais o trabalho da equipe”. Piadinhas, como: “nunca ouviu falar de pílula”; “descansou muito”; “você engordou...” – são comuns, causando baixa auto-estima na mulher vítima de assédio moral. O assediado é ridicularizado por aspectos subjetivos de sua personalidade.
A mulher ao sofrer o Assédio Moral começa a questionar sua subjetividade. Não percebendo ser vítima de assédio moral acha que o problema se deve ao fato dela ser feia, ou gorda ou velha – questões que não tem relação com seu trabalho, mas com o seu corpo e sua subjetividade. As vítimas de assédio moral mantêm um sentimento de terem sido rejeitadas, maltratadas, desprezadas, humilhadas.
O mal causado pelo assédio moral é irreversível, em muitos casos, causando paranóia, psicose maníaco-depressiva, fragmentação psíquica e desequilíbrio emocional. É fundamental que esta prática seja evitada para não provocar conseqüências graves no trabalho e na saúde do trabalhador.

* Psicólogo, jornalista e membro da Comissão de Combate ao Assédio Moral no Trabalho em sindicatos de trabalhadores

Nenhum comentário: