terça-feira, 12 de agosto de 2014

Assédio Moral: Um inimigo invisível no Trabalho



Publicado em: Jornal Clarear - pag.11 - edição 145- julho 2014



Um dos significados da palavra assédio é "submeter sem tréguas a pequenos ataques repetidos". Na história das guerras de conquistas, o assédio era o cerco a uma cidade fortificada, executado por um exército assediador, que bloqueava a comunicação da cidade com o mundo externo, minando assim a resistência da cidade e de seus cidadãos.
A execução do assédio moral no trabalho também vai minando a capacidade do trabalhador, que isolado do grupo, com o tempo, também "capitula", se rende, e desiste do trabalho.
A marca da maldade
O assédio moral no trabalho deve ser compreendido como um processo perverso e autoritário por parte do assediador. Todo assédio é realizado de forma oculta, dúbia, maliciosa, dando margem a diversas interpretações por parte do assediado, causando um adoecimento psíquico/emocional da vítima.
Em todo assédio moral, há constantes agressões pontuais, sistematizadas, geralmente contra pessoas competentes e questionadoras.  Há por parte do assediador, uma intencionalidade em prejudicar, em fazer o mal. Existe uma ambivalência do discurso, na qual o que é feito é negado, e o dito vira não dito. O assediador pode contar com alguém do grupo de trabalhadores para validar o assédio.
Em todo assédio moral sempre há a questão de não se aceitar a diferença do outro, seja por gênero, crença, raça, estética, idade, etc. O assédio moral é uma prática autoritária e desumana, os danos psíquicos causados à vítima são, muitas vezes, irreversíveis.
As vítimas de assédio moral no trabalho, mantém um sentimento de terem sido rejeitadas, maltratadas, desprezadas, humilhadas e desejam mais do que tudo o resgate de sua dignidade.
Somente a prevenção, o debate e mudanças na organizaçao do trabalho podem cortar este mal pela raiz.

Participe, opine, denuncie o assédio moral. Vamos criar um bom fórum de discussões nos próximos meses.

Arthur Lobato é Psicólogo, especialista no Combate ao Assédio Moral.


Nenhum comentário: