segunda-feira, 16 de março de 2015

25º SINJUS Debate



06/03/2015 - 20:00
Saúde da Mulher: SINJUS Debate discute saúde da servidora do TJMG






Na sexta-feira, 6/3, o SINJUS-MG continua a série de homenagens a você, servidora, pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 8/3. Na reportagem de hoje, você vai conferir a cobertura do 25º SINJUS Debate, promovido pelo programa SINJUS + Saúde, e que teve como tema “Saúde da mulher – como está sua saúde, servidora?”. O evento foi realizado no dia 4/3 no auditório da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), que ficou lotado.

Participaram do debate, o Dr. Júlio César Rocha Nunes, médico de família da Unimed BH; o psicólogo e especialista em assédio moral, Arthur Lobato, e a enfermeira da Gerência de Saúde no Trabalho do TJMG (Gersat), Mikelle Alexandra Ferreira Bagno. A diretora de Aposentados e Pensionistas do SINJUS-MG, Viviane Callazans, coordenou a mesa e a diretora de Imprensa e Comunicação, Sônia Aparecida de Souza, moderou o debate. A Deputada Estadual Marília Campos (PT) também marcou presença.

O coordenador-geral do SINJUS-MG, Wagner Ferreira, abriu o evento falando sobre a origem do Dia Internacional da Mulher, que surgiu de um movimento grevista. Na época, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque reivindicaram melhores condições de trabalho, entre elas a redução na carga diária de trabalho. “O contexto é bem atual, já que lutamos no TJ contra o aumento da jornada, um direito social essencial para as mulheres”, ressaltou.

Depois a diretora Viviane deu as boas-vindas às servidoras e convidou os palestrantes para compor a mesa. A diretora falou da questão da saúde no ambiente de trabalho ser um tema recorrente e fazer parte das lutas e da Pauta Prioritária do SINJUS-MG, e da importância de se envelhecer e aposentar com qualidade de vida. “Por vezes a mulher só é lembrada no Dia Internacional da Mulher, mas somos guerreiras natas, precisamos ser lembradas sempre”, disse.

A diretora Sônia Aparecida de Souza falou em seguida e lembrou que o Corpo Judiciário é formado em maioria por mulheres. “Devemos muito às mulheres do passado que enfrentaram muitos desafios para que hoje nós sejamos tratadas com igualdade de direitos e tenhamos liberdade para discutir assuntos como esse hoje. Que a gente continue fazendo história e transformando o mundo, para que ele seja cada vez mais justo”.

Palestrantes

O primeiro a palestrar foi o Dr. Júlio César Rocha Nunes, que falou sobre a importância de se estar saudável para conquistar os nossos sonhos e realizações. Segundo o médico, por mais que a ciência evolua, o ser humano tem reclamado muito de estar se sentido cansado, doente, improdutivo e não adianta apenas ir ao médico. “Precisamos entender que saúde vai muito mais além do que ter um corpo em funcionamento. A saúde também é cuidar da família, ter convívio social”, explicou.

Durante o evento, o especialista também falou da necessidade de organizar um ambiente de trabalho saudável, do estímulo negativo do capitalismo que faz as pessoas se sentirem completas apenas com padrões de consumo e de comportamento, além da importância de se permitir sentir tristeza para valorizar os momentos bons, já que os maus momentos nos fortalecem.

Em seguida, a enfermeira da Gersat, Mikelle Alexandra Ferreira Bagno, apontou que no Tribunal, as mulheres representam 66% dos servidores, cerca de 2.034 pessoas, e como é necessário discutir a saúde feminina no trabalho, porque existem diferenças em relação ao homem e certas peculiaridades. “A mulher contemporânea concilia o trabalho doméstico com o profissional, busca por aperfeiçoamento e capacitação como forma de ascender na carreira, mas ainda enfrenta preconceito com seus problemas de saúde”, explicou.

A enfermeira falou sobre as ações do TJ direcionadas para a saúde da mulher, entre elas a distribuição da cartilha com as principais doenças que acometam elas, as campanhas educativas e de vacinação, além do acompanhamento das gestantes.

A Deputada Estadual Marília Campos (PT) também fez um discurso sobre os avanços relacionados à proteção da mulher como a Lei Maria da Penha e o Projeto de Lei aprovado nessa semana que depende agora da sanção da presidente Dilma Rousseff. A proposição classifica como crime hediondo assassinato de mulher. A deputada falou ainda que, apesar das conquistas, na ALMG, por exemplo, as mulheres são apenas 7 contra 70 homens. “É preciso aumentar a participação da mulher na política. Por isso queremos comemorar o dia 8 de março pedindo por uma reforma política que traga novas regras que favoreçam isso”, afirmou.

Depois foi a vez do psicólogo e especialista em assédio moral, Arthur Lobato, falar sobre a saúde da mulher no ambiente de trabalho. Segundo ele, a mulher está em boa parte do mercado de trabalho, mas ainda ganha menos e é desvalorizada. No TJ, os cargos de chefia, de poder, são quase ocupados somente por homens. “As novas exigências que a mulher enfrenta no trabalho também geram novas patologias. Dela é cobrado mais rapidez com resultados, metas e produtividade, o que resulta em maior desgaste físico, mental e emocional”.



Arthur também falou dos desafios que as mulheres enfrentam no trabalho, entre eles o assédio moral e sexual. “O assédio moral muitas vezes acontece após a negação do assédio sexual ou após o término de um envolvimento afetivo com algum colega ou chefe”. Outro problema é quando a mulher é discriminada por estar grávida, aí surge o sentimento de culpa. O especialista afirmou que é necessário mudar a cultura, porque aí sim vai haver o respeito à mulher e o reconhecimento da sua diversidade.

Em seguida, foi aberta a rodada de perguntas para a plateia, quando as servidoras puderam esclarecer suas dúvidas sobre o tema. Ao final do debate, a diretora Sônia Aparecida de Souza agradeceu a presença dos palestrantes e das servidoras.

Certificado

As servidoras inscritas no debate receberão um certificado. O documento estará disponível para retirada na sede do SINJUS-MG a partir do dia 9/3. Informações pelo telefone (31) 3213-5247.

Publicado em: http://www.sinjus.org.br













































Nenhum comentário: