domingo, 22 de março de 2015

XVI Encontro de Delegados SERJUSMIG


Um quadro de saúde preocupante

Estudo elaborado pelo TJMG revela uma alarmante realidade: em 2013, cerca de 7 mil Servidores adoeceram ou entraram em licença-saúde

Os números impressionam: só em 2013 foram 17.429 licenças, que representaram quase 150 mil dias de afastamento dos Servidores da 1a Instância. Esses dados alarmantes são resultado de uma pesquisa realizada pelo próprio TJMG.
Diante disso, a presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini, criticou a inércia do Tribunal em solucionar esse problema “Esta questão vem se agravando e nada de concreto tem sido feito. Até o CNJ tem se debruçado sobre a precariedade da Justiça de 1o grau. Em estudos que realizou, o
Conselho constatou que o problema está na falta de investimento dos Tribunais, que sempre priorizam as demandas da 2a Instância. Assistimos à Servidores sacrificados, pedindo socorro e nenhuma mudança efetiva acontece. Sem vontade política nada mudará. E é para provocar mudanças que estamos na linha de frente, denunciando e cobrando melhorias.”



Para tentar remediar esse problema, no mês de outubro o SERJUSMIG apresentou ao presidente do TJMG um projeto de pesquisa que será realizado por renomados profissionais e custeado pelo Sindicato, com a finalidade de traçar um diagnóstico da saúde e das condições de trabalho dos Servidores da Justiça de 1a Instância de Minas Gerais. “Nosso objetivo é identificar os fatores desencadeadores desses adoecimentos e, assim, conseguir adotar medidas capazes de sanar esse quadro”, ressaltou Rui Viana, vice-presidente do SERJUSMIG.

O presidente do TJMG manifestou apoio à iniciativa do Sindicato e delegou ao interlocutor e superinten- dente-adjunto, des. Manoel dos Reis Morais, a tarefa de garantir que os pesquisadores tenham acesso às informações necessárias para a realização do estudo.

Absenteísmo, assédio moral e lutas sindicais

A tarde do dia 7 começou com uma palestra motivacional, ministrada pelo educador e consultor em qualidade de vida Júlio Machado, sobre o tema “Aprenda a ter mais controle emocional”. Júlio alertou os Servidores para a necessidade de dedicar mais tempo a questões particulares, a cuidar da saúde física e mental, desfrutar de momentos de lazer e interação com os familiares e aprender a não depositar toda a sua felicidade nas questões materiais.

Em seguida, a mesa “Absenteísmo por licença saúde no TJMG” trouxe como palestrante a médica do Trabalho do TJMG e do Tribunal Regional do Trabalho 3a Região, Ciwannyr Machado de Assunção, que expôs resultados de uma ampla pesquisa sobre o absenteísmo por doença no TJMG. Segundo ela, é alta a taxa de absenteísmo dos magistrados e Servidores, sendo esta maior na 1a Instância. A pesquisa também aponta que, das dez doenças que mais provocam afastamentos, cinco estão relacionadas a transtornos mentais, enquanto as demais estão vinculadas a doenças respiratórias, ortopédicas e pós-operatórias. “A média anual de crescimento dos pedidos de afastamento está em 6,6%”, afirma Ciwannyr.


Arthur Lobato discorreu sobre o assédio moral como fator de adoecimento



Na sequência, a palestra “O assédio moral como fator de adoecimento” veio complementar a exposição anterior, pois as consequências do assédio moral estão diretamente relacionadas ao adoecimento do Servidor. É o que analisou Arthur Lobato, membro da Comissão de Combate ao Assédio Moral do SERJUSMIG.






Para encerrar o dia, a presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini, traçou o resumo das lutas do Sindicato e esclareceu os principais questionamentos dos Servidores.  


Fonte: http://www.serjusmig.org.br

Nenhum comentário: