quarta-feira, 30 de março de 2016

FITES REALIZA PLENÁRIA SOBRE ASSÉDIO MORAL EM SÃO LUÍS


12494774 987913637951554 1552611817863255614 n
A Federação Nacional dos Trabalhadores em Entidades Sindicais – FITES, realizou em São Luís (MA), nos dias 18 e 19 de março, no Hotel Ponta D’Areia a Plenária extraordinária da entidade. As atividades foram coordenadas pelo Presidente da Federação Edilson Severino juntamente com o Presidente do SINTES MA Glebio Oliveira.

As atividades tiveram início na sexta feira (18), com o credenciamento dos participantes e em seguida o início dos trabalhos, com as Boas Vindas e apresentação dos SINTES presentes.
Participaram da abertura do evento representantes dos SINTES e entidades sindicais de vários Estados como Sergipe, Ceará, Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro e Minas Gerais entre outros, outras entidades sindicais e o Professor Arthur Lobato que será o palestrante na plenária.
Em seguida foi realizada pelo Diretor da Fites Francisco Rodrigues a apresentação do Caderno Saúde/ Segurança do Trabalhador (a) tratando das normas de Segurança do Trabalho (NR), devidamente reguladas pela CLT, abordando a importância de seguir essas normas para o bom andamento do trabalho com segurança e em condições adequadas. Outro tema discutido foi “O assédio moral e sexual” ao qual muitos trabalhadores são submetidos diariamente em seu local de trabalho, das formas “sutis” como o assédio se apresenta chegando a deixar o assediado doente física e muitas vezes psicologicamente.
Na ocasião foi apresentado um breve histórico do Movimento Sindical na Era do Chumbo feita pelo Professor de História e dirigente da Federação Marcos Ribeiro, que fez um paralelo com fatos relacionados à sua própria história de vida e família à Ditadura Militar no Brasil no final de 1968, relacionando com o cenário atual em que se encontra o país.
Em seguida foi aberta a oportunidade aos presentes para depoimentos sobre Assédio Moral e encerrado o primeiro dia de atividades.




PUBLICADO EM: http://fites.org.br


Nenhum comentário: