quarta-feira, 30 de março de 2016

Sindesind/RN participa de Plenária nacional sobre assédio moral

22 de março de 2016
Fotografia: Rogério Marques

A Plenária Extraordinária da Fites (Federação Nacional dos Trabalhadores em Entidades Sindicais), sobre Assédio Moral no meio sindical, ocorreu nos dias 18 e 19 de março no auditório do hotel Ponta D’areia, em São Luis (MA). O Sindesind/RN esteve presente nesse debate juntamente com representes de vários estados do país.

Na sexta-feira (18/3), logo após o credenciamento aconteceu a abertura da Plenária, onde o presidente da Fites, Edilson Santos, fez uma saudação às entidades presentes. Em seguida ocorreram vários relatos denunciando o assédio moral praticado por dirigentes de entidades sindicais.

A programação ainda teve uma roda de conversa sobre “Movimento Sindical na Era de Chumbo”, uma análise crítica sobre o golpe civil-militar de 1964 e a perseguição política no meio sindical.

Arthur Lobato, psicólogo/ Saúde do Trabalhador
 “Acredito que nessa luta contra o projeto neoliberal, somente a classe trabalhadora organizada poderá fortalecer a luta pra combater o que está por aí. Entendo também que estamos num momento crucial em que a luta do capital, se vier o que estamos vendo aí, vai massacrar todo mundo. Então, precisamos estar muito atentos. Aqui existe uma consciência de classe, somos classe trabalhadora, e só temos a nossa força de trabalho pra vender. Agora, nós não estamos só discutindo o assédio moral, mas estamos discutindo um modelo de sindicato, estamos questionando o movimento sindical”, afirma Arthur Lobato.

A programação do sábado (19/3) teve início com apresentação de uma peça de teatro sobre assédio moral. Logo depois o psicólogo Arthur Lobato mediou o debate sobre o tema da plenária: Trabalhadores(as) no combate ao assédio moral no meio sindical.

Durante todo o sábado palestrante e participantes relataram casos de assédio moral e discutiram sobre o combate a esse abuso praticado contra os(as) trabalhadores(as).


Ele explica que estamos partindo da contradição que o capitalismo gera, “pois, a partir do momento que diretores(as) de sindicato, que são trabalhadores(as) explorados iguais a nós, começam agir igual aos patrões, negando direitos e tratando as pessoas brutalmente no sindicato, então alguma coisa está muito errada. Por isso, combater o assédio moral é um trabalho permanente”.

Para Maria Gerlane, presidente do Sindesind/RN, “Essa plenária é fundamental para esclarecer dúvidas e encaminhar a luta contra o assédio moral e sexual. A participação do nosso sindicato é uma forma de contribuir com esse debate e ajudar a fortalecer a luta para combater os abusos praticados contra o(a) trabalhador(a)”.

Os membros da diretoria do Sindesind/RN que participaram da plenária foram Maria Gerlane, Josilda Avelino, Benedita Lopes (Nativa), Walter Sales, Adair Araújo, além da representante de base Débora dos Santos.






Publicado em:  http://www.sindesindrn.org.br/2016


→Confira entrevista na TV Sindesind

Nenhum comentário: