quarta-feira, 13 de abril de 2016

16º Congresso Nacional ANAMT



O 16º Congresso Nacional ANAMT – evento organizado a cada três anos pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho – ANAMT  reúne os maiores especialistas em saúde e segurança ocupacional do Brasil e do exterior. Sob o tema central “Saberes e competências necessários para o cuidado da saúde dos trabalhadores”, o congresso acontece entre os dias 14 e 19 de maio, em Foz do Iguaçu. O evento é aberto a não associados da ANAMT e já recebe inscrições.

Programação Científica Preliminar
17/05/2016 (terça-feira)
16º Congresso Nacional ANAMT


16:30 - 18:30 - Sala Vivace 1
Simpósio 25
Assédio moral e Trabalho: ações estratégicas de prevenção
16:30-16:55Conferencia de referência: O Mundo do Trabalho contemporâneo e o assédio moral
Conferencista: ÁLVARO ROBERTO CRESPO MERLO (RS)
16:55-17:15Assédio moral, estratégias de gestão e organização do trabalho
Apresentador: ARTHUR LOBATO (MG)
17:15-17:35Como reconhecer o assédio laboral
Apresentadora: SUZANA ROSA TOLFO (SC)
17:35-17:55A inspeção dos fatores de risco de assédio moral: procedimentos, critérios, práticas e ações
Apresentadora: LUCIANA VELOSO (SP)
17:55-18:30Debate

Confira o resumo da apresentação do psicólogo Arthur Lobato no congresso:


A aplicação do modelo de gestão empresarial no serviço público e o impacto na saúde do servidor

Desde 2007 os sindicatos dos servidores do judiciário mineiro, SINJUS e SERJUSMIG, desenvolvem um projeto de saúde do trabalhador, inicialmente, focado no combate ao assédio moral.

Entretanto, nos últimos anos uma série de transtornos emocionais e mentais de servidores atendidos pela comissão de combate ao assédio moral dos sindicatos, e em atendimentos clínicos individuais realizados pelo psicólogo Arthur Lobato, também no sindicato dos servidores do judiciário federal - SITRAEMG, refletem os impactos de um modelo de gestão “empresarial” com sua obsessão por metas e produtividade na subjetividade do servidor público.

Mas, o que é o trabalho no judiciário? É um tema pouco estudado. Mas, será que é um trabalho que produz uma “obra” - o processo? Este “produto final” não é um objeto de uso ou consumo, é um serviço do judiciário para a sociedade, uma decisão da instituição judiciária enquanto mediadora dos conflitos humanos.

A produtividade, dogma do modo de produção capitalista, pode ser conseguida pela aceleração do ritmo de trabalho, pela tecnologia, pela agilidade ou capacidade física/psíquica dos envolvidos no trabalho, pela captura da subjetividade do trabalhador pela empresa/instituição ou pelo recurso de obrigar o trabalhador fazer horas extras e ser multifuncional.

Diferente de uma mercadoria produzida em série, cada processo judicial possui uma singularidade e não há como padronizar o tempo de “produção” na relação servidor/magistrado/trabalho, pois, se for um documento que envolve várias pessoas o tempo de trabalho neste processo será maior do que em processos mais simples. Os seres humanos possuem subjetividade, cada ser é único e não podemos no processo de trabalho querer que todos tenham o mesmo ritmo e capacidades. Somente máquinas mantém o mesmo ritmo, os humanos tem seus limites que devem ser respeitados. Entretanto, quem não produz no ritmo exigido por este modelo de gestão, é punido, perseguido, assediado, excluído, discriminado, fatores que influenciam na saúde do trabalhador.

A crítica deste modelo de gestão e a forma como a organização de trabalho executa este modelo é o tema de minha apresentação no 16º Congresso da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT).

ARTHUR LOBATO - Psicólogo - CRP 04 22 507
Atua principalmente nos temas: Saúde do Trabalhador; Combate ao Assédio Moral. Coordenador da Comissão de Combate ao Assédio Moral SINJUS- SERJUSMIG e do Plantão Sindical de Atendimento às Vítimas de Assédio Moral (2007- 2016). Coordenador Departamento Saúde e Combate ao Assédio Moral SITRAEMG-MG (2008-2009) (2015-2016). Foi diretor de saúde e vice presidente SJPMG (2005-2011) e diretor executivo FENAJ (2007- 2010). Participou como palestrante no Fórum Social Mundial, 2009, congressos e seminários em Minas Gerais, Ceará, Pará, Bahia, Brasília, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo (CRP 06), Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, São Luís (MA), Cuiabá (TRT). Ministrou curso de Combate ao assédio moral na AJURIS – Escola Superior da Magistratura para juízes e desembargadores, Porto Alegre, RS (2015). Participação nos Congressos Internacionais sobre Assédio Moral no Rio de Janeiro/Brasil, (2010), Buenos Aires/Argentina (2010 e 2013) , Cidade do México (DF) (2011), Florianópolis/Brasil (2015).


PUBLICAÇÕES:

EMMENDOERFER, Magnus Luiz, Suzana da Rosa Tolfo, Thiago Soares Nunes.(organização) Assédio Moral em organizações públicas e a (re) ação dos sindicatos. Curitiba: CRV, 2015.

Buenos Aires/ outubre/ 2015 -LIBRO Hostigamiento_Psicologico_Laboral_E_Institucional
https://drive.google.com/file/d/0BwCsU8jb5wCmWWlOVzVUUzB4cXc/view

Revista SALUD DE LOS TRABAJADORES. Volumen 21 (1) Monográfico Violencia y Acoso Laboral VENEZUELA
Nota científica: Lucha contra el acoso moral na administracion pública: Estrategias y desafios.

Relatório com análise do assédio moral sofrido pelos Policiais Federais em Minas Gerais, como repercussão e perseguição por terem participado da greve da PF, que buscava a democratização e reestruturação da instituição (Sinpef)

54 Artigos publicados no site do Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG)

Artigos no Jornal Impresso Expressão Sinjus na coluna de Combate ao Assédio Moral


Artigos no jornal Serjusmig Notícias do Sindicato dos Servidores da Justiça de 1ª Instância do Estado de Minas Gerais (Serjusmig) http://www.serjusmig.org.br/jorn_00.php


Revista SERVIDOR EM FOCO Sindicato dos trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais - SITRAEMG http://www.sitraemg.org.br/noticia/exibir/5586/servidor-em-foco-a-nova-revista-do-sitraemg

Artigos publicados no site Sindicato dos trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais – SITRAEMG http://www.sitraemg.org.br/departamento-de-saude-do-trabalhador-e-combate-ao-assedio-moral/


                                




Nenhum comentário: