quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Combate ao Assédio Moral na Administração Pública por Arthur Lobato-Psicólogo

Capa: LAR Saavedra - “Senãles del Silencio” (Rostro IX) Obra cedida pelo Artista plástico Luis Alberto Ruiz Saavedra, pintor cubano que reside em Quito/Equador, onde também é professor Universitário de Psicologia Social, Sociologia, Ética 


Ao lançar essa publicação, o SERJUSMIG dissemina mais conhecimento sobre esse inimigo invisível no ambiente de trabalho que é o assédio moral. 

Através do trabalho do psicólogo Arthur Lobato e a análise de 53 casos que continham indícios de assédio moral, atendidos no período entre 2007 e 2014, no Plantão de Atendimento às Vítimas de Assédio Moral do sindicato. O estudo que busca identificar e entender como, quando, porque acontece o assédio moral e formar um banco de dados qualitativo que possibilite promover ações de intervenção na organização do trabalho. Atuação pautada nas recomendações da Organização Internacional do Trabalho - OIT que preceitua soluções preventivas que levem em conta a origem da violência, e não somente atuar contra seus efeitos.

Os dados foram fornecidos pelo psicólogo de acordo com a percepção e relato durante as sessões de escuta dos servidores/servidoras que buscaram apoio do Departamento de Saúde do Sindicato de Servidores da Justiça de 1ª Instância do Estado de Minas Gerais – SERJUSMIG. 

Depois da coleta de dados foi realizada a análise estatística dos atendimentos de servidores e servidoras da Justiça de 1ª Instância do Estado de Minas Gerais utilizando-se o programa integrado de banco de dados, Epi Info. O questionário de percepção  foi elaborado pela jornalista Taís Ferreira com entrada de dados com campos de texto de preenchimento, como iniciais do nome, data de nascimento, sexo, caixas de seleção de vínculo como cargo, comarca, duração do assédio e perguntas com listas sobre atitudes hostis vivenciadas no ambiente de trabalho.

A ferramenta de Análise de Dados fornece maneiras de transformar os dados, projetar, gerar tabelas, relatórios e fazer avaliações estatísticas a partir de dados resumidos inseridos na tela. De acordo com cada variável foi analisada a incidência, frequência, gênero, cargo, tendências e porcentagem de atitudes que provocam deterioração proposital das condições de trabalho causando grande impacto na saúde dos trabalhadores da Justiça de Minas Gerais. 

O software Epi Info foi elaborado pelo CDC (Centers for Disease Control and Prevention/ Centro para Controle e Prevenção de Doenças) em colaboração com a OMS (Organização Mundial da Saúde) para coletar e analisar dados na área da saúde e Epidemiologia.

Em Minas Gerais, vários sindicatos já incorporaram o tema do Combate ao Assédio Moral no ambiente de trabalho como parte de seu plano de lutas. O Sindicato dos Servidores do Judiciário de Primeira Instância do Estado de Minas Gerais - SERJUSMIG há mais de 10 anos prioriza a luta política pela saúde do trabalhador, focando o combate ao assédio moral e outras violências no trabalho. 

Em 2007, o SERJUSMIG instituiu uma comissão multidisciplinar composta por um advogado, um psicólogo e um diretor sindical com o intuito de auxiliar neste trabalho intensivo de combate ao assédio moral – Plantão de Combate ao Assédio Moral.

Em 2011, juntamente com outros sindicatos, exerceu forte ação política junto ao legislativo e executivo mineiro, e esta ação coordenada, com apoio e participação da categoria, resultou na aprovação e regulamentação da Lei de Combate ao Assédio Moral no Serviço Público Estadual, no Estado de Minas Gerais - a Lei Complementar 116/2011, e regulamentação da Comissão Paritária TJMG-Sindicatos instituída pela Portaria nº 2832/2012. 

Muitos avanços foram obtidos desde então, mas, a prática do assédio moral ainda não foi banida dentro do Judiciário mineiro, o que exige de todos atenção e ação permanentes. 

O psicólogo Arthur Lobato lançou cartilha no Encontro de Delegados e agora SERJUSMIG disponibiliza, on line. Confira.


SERJUSMIG CARTILHAS E MANUAIS

COMBATE AO ASSÉDIO MORAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/Arthur Lobato Psicólogo

Nenhum comentário: