sábado, 26 de fevereiro de 2011

Brasil das Gerais entrevista Arthur Lobato

Entrevista com o psicólogo Arthur Lobato para o Programa Brasil das Gerais 
TEMA: Assédio Moral

BG: Quem são os assediadores? Qual perfil eles tem?

Arthur Lobato: Os assediadores geralmente são pessoas que ocupam cargos de chefias, ou incentivados por chefias, já que o poder da chefia cria relações assimétricas nas relações de trabalho.
Este tipo de assedio é vertical, há  o horizontal (entre colegas), e o mais raro feito por funcionarios contra chefes.
  
BG:  Vi que  Dra. Margarida Barreto, ao realizar um estudo sobre a violência no ambiente de trabalho, identificou alguns tipos de chefes e os denominou de acordo com a sua forma de agir no ambiente de trabalho em relação aos seus funcionários. Exemplos: Garganta, grande irmão, profeta.... vc pode falar sobre eles?
Arthur Lobato: Já li esta pesquisa, e estes tipos de assediadores foram narrados pelos trabalhadores que se submeteram a pesquisa. Pessoalmente trabalho com a questão do assedio como conseqüência de problemas na organização do trabalho,  do autoritarismo das chefias, e no relacionamento entre os trabalhadores. Prefiro não trabalhar com os conceitos acima, pois eles criam um rótulo e nem todo assediador pode ser rotulado. Trabalho no modo de ação do assediador e as conseqüências para a saúde do trabalhador, e  projetos de intervenção para coibir o assedio moral no trabalho.
 
BG:  Você tem dados do assédio moral em Minas Gerais ?

Arthur Lobato:Há muitas ações na justiça do trabalho, na justiça cível, e representações contra empresas no MPT que permitem o assedio, seja por estratégia gerencial, conivencia ou omissão. Mas dados sistematizados é uma boa idéia para uma pesquisa que não existe ainda em Minas.
 
 
BG:  Quais os principais problemas psicólogicos uma pessoa que sofreu assedio moral pode ter?

Arthur Lobato:Como o assédio moral é um mal invisível no trabalho, as humilhações, injustiças, atitudes autoritárias, isolamento, excesso de serviço, tratamento desigual, etc, são ações feitas de forma sistematizada, com a intencionalidade de prejudicar, que causam sintomas  desconectados do assedio moral (mas causados pelo assedio), como taquicardias, insônia, stress, desgaste emocional,  impotencia sexual uso de drogas lícitas e ilícitas, baixa auto estima,  sintomas que podem evoluir para casos graves de depressão, síndrome do pânico, e ate mesmo suicídio. O assedio moral no trabalho é um processo perverso que leva ao adoecer psíquico, emocional, e físico do trabalhador.
 
BG:  Como perceber se está sendo vítima de assédio moral?

Arthur Lobato:Muitas vezes as vitimas so percebem quando já saíram da empresa, num processo terapêutico. Mas tem de ficar a tento ao tratamento diferenciado, as humilhações, zombarias, fofocas, boicote no trabalho, ser excluído de informações, etc A solidariedade do grupo de trabalhadores é essencial para impedir o assedio moral no trabalho.
 
BG:  O que fazer se for percebido o assédio? Pedir demissão é bom ou ruim?

Arthur Lobato:Ao se perceber o assedio  deve-se conversar com os colegas, reclamar no setor responsável por gerenciamento de pessoal na empresa e principalmente denunciar ao sindicato, já que cabe a este a defesa dos interesses do trabalhador. O sindicato pode fazer ações junto á SRTE, MPT, e no caso dos demitidos ações na justiça do trabalho. A demissão do funcionário é um dos objetivos do assediador. Ao assediado deve ser garantido a recuperação de sua saúde, a volta ao trabalho e que a empresa impeça esta prática.
 
BG:  Quem são os assediados? (homens, mulheres, de que idade, escolaridade etc.) ?

Arthur Lobato: Geralmente os assediados são pessoas competentes que ameaçam chefias incompetentes ou pessoas questionadoras, que querem melhorar as condições de trabalho. Todos os trabalhadores independente de sexo ou faixa etária podem ser vitimas de assedio.
 
BG:  Qual o motivo para serem assediados ou perseguidos no ambiente de trabalho? (competência, incompetência, tirania ou um motivo alheio e desconhecido) ?

Arthur Lobato: Além da competência, a inveja, a não aceitação da diferença, o autoritarismo,  são elementos constituintes do assedio moral.
 
BG:  Quais os reflexos na vida da vítima, sua saúde, família, sociabilidade, produtividade, lazer, dentre muitos outros que se revelam através desta conduta abusiva?

Arthur Lobato: O reflexo é a destruição do sujeito, causando problemas no âmbito social, familiar e no campo do trabalho, pois a vitima muitas vezes introjeta o discurso do assediador e se sente culpada, incompetente, etc.
 
BG: Existe algum filme que fala do assunto? Ou Cenas que podemos colocar no programa?

Arthur Lobato: Talvez o desenho “os incríveis” onde o chefe humilha o sr incrível beto pêra.

BG:  O que mais você acha que é importante falarmos no programa?

Arthur Lobato: Abordar a questão sob o viés do trabalhador o alvo mais frágil, do jurídico da psicologia, e principalmente falar do projeto lei, da ação dos sindicatos, que o assedio moral no trabalho existe, adoece, mata  e é conseqüência da globalização, do mundo do trabalho neoliberal, conforme lhe expliquei no histórico das pesquisas de leinz, Hyrigoyen e Margarida Barreto. Ouvir as vitimas sempre é interessante, pois comprova na pratica o que falamos.
 
 
Programa Brasil das Gerais ao vivo, dia 14/02/2011, às 20:00 horas, na Rede Minas, Av. Nossa Senhora do Carmo, 931, Sion, Belo Horizonte. 

assedio-moral-e-saude-do-trabalhador1

assedio-moral-e-saude-do-trabalhador-2


assedio-moral-e-saude-do-trabalhador-3


Nenhum comentário: