sábado, 26 de fevereiro de 2011

Livro relaciona assédio moral a suicídio de trabalhadores

Margarida Barreto


Por: Redação da Rede Brasil Atual 

São Paulo – Três especialistas em saúde do trabalhador organizam o livro  "Do Assédio Moral à Morte de Si - Significados Sociais do Suicídio no Trabalho". A obra, editada pelo Sindicato dos Químicos de São Paulo, discute os casos de trabalhadores que praticam suicídio em consequência do assédio moral sofrido. Assim, desmonta a ideia de que adquirir doenças em ambiente de assédio no trabalho seria sinônimo de "fraqueza", segundo os autores.

Previsto para ser publicado-lançado  em 28 de abril, o livro é organizado pela médica do Trabalho e pesquisadora do Núcleo de Estudos Psicossociais de Exclusão e Inclusão Social (Nexin PUC/São Paulo) Margarida Barreto, o psicólogo Nilson Berenchtein Netto e o coordenador da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, Lourival Batista Pereira.

Segundo Margarida Barreto, o debate em torno do tema “supera a visão de que essa forma de morrer é conseqüência imediata de transtornos mentais, da baixa resiliência ou visões moralistas e cheias de julgamentos de valor".  Para ela, "o suicídio é uma denúncia do vivido e da violência sofrida".


Do Assédio Moral à Morte de Si - Significados Sociais do Suicídio no Trabalho

Margarida Barreto, Nilson Berenchtein Netto, Lourival Batista Pereira
Editora Matsunaga
A venda no Sindicato dos Quimicos e Plásticos de São Paulo


Fonte:/www.jornalbrasilatual.com.br

Nenhum comentário: