sábado, 28 de junho de 2008

Palestra sobre assédio é sucesso de público e de interatividade

Sucesso total: essa é a avaliação dos organizadores da “Palestra Contra o Assédio Moral no Trabalho”, ocorrida na noite da quinta-feira, 26/6/2008, no (lotado) auditório do Sitraemg. O professor doutor José Roberto Heloani fez uma apresentação clara, completa e esclarecedora. A atividade foi promovida pela “Comissão de Combate ao Assédio Moral no Trabalho SINJUS-MG/Serjusmig”, em parceria com o Sitraemg.

Na oportunidade, houve o lançamento e a distribuição aos participantes da cartilha “Combate ao Assédio Moral na Administração Pública”, elaborada pela “Comissão”. Os presentes também receberam uma cópia do programa “Conexão Solidária”, que tratou do tema. Exibido em 2007, tal programa teve três componentes da Comissão SINJUS-MG/Serjusmig entre os entrevistados: Robert Wagner (então secretário de comunicação do SINJUS-MG); Leonardo Militão (advogado) e Arthur Lobato (psicólogo).

Durante a palestra, o professor fez uma leitura panorâmica do assédio, dos perfis e posturas dos assediadores e das conseqüências dessa prática danosa. Heloani fez questão de ressaltar que, hoje, a forma como o trabalho está organizado favorece a prática. O excesso de cobranças, a hipercompetitividade, a crescente pressão às pessoas, que fazem muito mais coisas em tempo menor, foram alguns dos pontos elencados por ele. Ao abordar a questão no setor público, o professor disse considerar a situação ainda mais grave, destacando também que, cada vez mais, teorias típicas da iniciativa privada têm pautado gestores públicos, agravando o quadro. Além da excelência da explanação, o debate foi bastante participativo, com diversas intervenções e questionamentos. Após a palestra, houve um coquetel de confraternização. Clique aqui e veja algumas fotos do evento.


matéria publicada em 27-06-2008 no site http://www.sinjus.org.br/

Nenhum comentário: