sábado, 9 de maio de 2009

Concurso de Monografia sobre Assédio Moral


* Arthur Lobato
Crise econômica mundial, recessão, desemprego. Perspectivas sombrias para o trabalhador que, buscando estabilidade, acredita encontrar no serviço público um porto seguro nestes tempos difíceis. Assim, cada concurso é disputado por milhares de pessoas, que investem tempo e dinheiro em estudos, visando alcançar a segurança no emprego. No entanto percebemos que os salários estão cada vez menores, e o trabalho no serviço público cada vez maior, principalmente no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Passar no concurso é o primeiro passo, depois vem o estágio probatório, e finalmente a tão sonhada estabilidade profissional. Entretanto os sindicatos de servidores têm recebido várias denúncias de maus tratos, humilhações, perseguições, autoritarismo das chefias, práticas que podem consolidar um conceito denominado Assédio Moral.

Estudos sobre o assédio moral no serviço público são poucos, por isso é muito importante a participação dos servidores no concurso de monografias sobre o assédio moral. Mais importante que o prêmio financeiro é o debate sobre o tema, ainda polêmico, e que, por isso mesmo deve ser discutido, debatido, já que afeta a honra, a dignidade, a saúde de quem vivencia este processo perverso.

A monografia escrita pelo próprio servidor proporcionará maiores informações para coibir, prevenir e ouvir o agressor. Quem vivenciou ou presenciou a prática do assédio moral incentivará a pesquisa, o estudo e o debate, auxiliando a implementação de medidas preventivas e punitivas para o seu combate no serviço público. É importante analisar o edital já disponibilizado no site do Sinjus e as sugestões sobre o tema.

Parabéns ao Sinjus e ao Serjusmig por esta iniciativa. Contamos com a participação dos servidores para a boa quantidade dos trabalhos, e, principalmente para que o combate ao assédio moral no serviço público seja uma luta de todos nós - servidores, sindicalistas, profissionais da saúde e do direito, e da instituição Tribunal de Justiça. Preservação da saúde do servidor, ambiente saudável no trabalho, respeito aos direitos dos servidores – estes são os nossos ideais.

*Arthur lobato é psicólogo, pesquisador do assédio moral no trabalho e membro da Comissão de Combate ao Assédio Moral no Sinjus, Serjusmig e Sitraemg.


*Artigo publicado do jornal Expressão Sinjus nº 175 – 24 de abril de 2009

Um comentário:

Bel. Inacio Vacchiano disse...

O assédio moral no serviço público



Neste ano de 2007, precisamente no mês de março, completo 25 (vinte e cinco anos) de serviço público, sendo que quase sua totalidade prestado nas dependências das Seções Judiciária do Mato Estado do Grosso do Sul.

Presenciei colegas serem assediados e também fui vítima de assédio moral a ponto de ser preso em uma ocasião e em outras precisar ser internado por cair em estado avançado de depressão. O assediador muda, mas os métodos são praticamente os mesmos com pouquíssimas variações que estão mais associados à personalidade do meliante do que a forma de assediar propriamente dita.

Contudo, apesar destes métodos serem, sempre, praticamente os mesmos, somente com os anos de experiência e observação e que podem ser bem acurados.

Posso afirmar, com certeza, que o assediador é em regra, um psicopata e/ou um delinqüente da pior espécie - na grande maioria das vezes mais sortudo que inteligente -, que precisa ser isolado e combatido sistematicamente e de forma inteligênte. Mas para isto, é preciso conhecer suas armas, sua técnica, sua atuação.

www.inaciovacchiano.com
http://brilhantels.com/inaciovacchiano//assediom oral/assediomoral.html
http://inacio.vacchiano.sites.uol.com.br/assedio moral.html
http://www.assediomoral.org/IMG/pdf/monografia_a ssedio_moral_inacio_vacchiano_1_.pdf