quarta-feira, 20 de abril de 2011

Palestra sobre Assédio Moral no Sinffaz



Fotografia
 
Na tarde de sábado, 02 de abril, às 14h, aconteceu no Auditório da Coopsef, a Assembleia Geral do Sinffaz. Além da Diretoria do Sindicato, muitos filiados compareceram ao encontro, o que proporcionou debates relevantes, bem como o planejamento das ações do Sinffaz em 2011.



Paulo César Marques da Silva deu início à Assembleia agradecendo a presença de todos e enfatizou o quanto é necessário e importante que todos participem das ações e decisões do Sindicato. Em seguida, o Presidente do Sinffaz apresentou aos filiados o Senhor Arthur Lobato, psicólogo e jornalista, que realizou uma palestra sobre Assédio Moral.



Assédio Moral

Com a publicação da Lei Complementar 116 de janeiro de 2011, o assunto “Assédio Moral”, enfim, ganhou níveis de discussão e a atenção necessária. O tema bastante importante, mesmo sendo discutido nas entidades sindicais e entre os servidores, ainda não tinha um respaldo legal para ser refletido e combatido.


Arthur Lobato esclareceu sobre o que vem a ser assédio moral, suas diferentes formas, e as consequências graves na saúde do servidor e no seu desempenho profissional do assediado.








Em seguida, o palestrante analisou alguns aspectos da Lei Complementar 116, e apontou artigos importantíssimos para cada servidor se proteger do assédio moral. Em seguida, foi aberto um debate no qual os presentes puderam manifestar e retirar algumas dúvidas.




Brígida Maria Colares, vice-presidente do Sinffaz, questionou sobre como o funcionário deve proceder para denunciar o assédio e colher provas. Lobato declarou que esse é um trabalho difícil e que é preciso colaboração do grupo de trabalho. “A informação é nossa maior arma”, afirmou Artur Lobato. O palestrante esclareceu que há muitas formas de apresentar provas. A primeira é a testemunhal. Quem estiver sendo ameaçado de alguma forma, deve sempre conversar com os colegas de trabalho para que todos fiquem cientes do que está acontecendo. Ele ressalta que deve haver solidariedade por parte dos colegas, e que é muito importante estar atento ao que acontece no ambiente de trabalho. Outro tipo de prova é a documental. O assediado pode guardar, por exemplo, algum email que tenha recebido, onde deixa claro o que está acontecendo. Para mais informações sobre o assunto, o palestrante indicou o site www.assediomoral.gov.br.


Publicado em: SINFFAZ


Vejam mais fotos:


Nenhum comentário: