quinta-feira, 27 de outubro de 2016

SITRAEMG convida os filiados para o “Seminário de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral”


Inscreva-se já! Evento será realizado nos dias 4 e 5 de novembro, no Hotel Normandy, em Belo Horizonte.


O SITRAEMG, por meio do seu Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM), realizará nos dias 4 e 5 de novembro, no Hotel Normandy (Rua Tamoios, 212, Centro, Belo Horizonte), o seu “1º Seminário de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral”.
A programação ainda não foi concluída. Porém, já estão confirmados, como palestrantes, renomados especialistas na questão da saúde do trabalhador e/ou combate ao assédio moral: os psicólogos Márcio Roberto Santim da Silva, fundador do IAPPF (Instituto Autônomo de Pesquisas Psicofilsóficas) e também servidor do TRT da 15ª Região; Mariana Cristina, militante do Movimento Estadual da Luta Antimanicomial, o NEMLA, do Rio de Janeiro; Carlos Eduardo Carrusca Vieira, consultor e professor da Faculdade de Psicologia da PUC/Minas; e Roberto Heloani, professor titular e pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (SP), membro fundador do site assediomoral.org.br; além de Arthur Lobato, coordenador técnico do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral. Também já está confirmado o médico Rogério Dornelles, do Rio Grande do Sul, que já realizou pesquisa sobre as condições de saúde e trabalho dos servidores do Judiciário Federal daquele estado.
Os filiados do SITRAEMG interessados em participar já podem fazer a inscrição, pelos telefones (31) 4501-1500 ou 0800.283.4302, com a funcionária Danúbia, ou por este site.
Filiados do SITRAEMG que moram no interior terão garantida a hospedagem, assim como o ressarcimento das despesas de transporte para o deslocamento, mediante o encaminhamento posterior da nota fiscal de abastecimento do veículo (reembolso do valor equivalente a 1 litro para cada 10 km rodados) ou do voucher da passagem de ônibus. Nesse caso, deverão entrar em contato com o Sindicato previamente, também pelos telefones (31)4501-1500 ou 0800.283-4302 (falar com Danúbia).
Currículos dos palestrantes
Marcio Roberto Santim da Silva, nascido na cidade de Tietê, estado de São Paulo, em 1972. Possui graduação em Psicologia (2000) pela Universidade Metodista de Piracicaba; Mestrado em Psicologia Social (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Doutorado em Psicologia Social (2008) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-graduando (lato sensu) em Direito do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes. É funcionário público federal no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desde 1994.
Palestrante sobre temas referentes à Psicologia, entre eles: Relações entre ócio e trabalho e Gestão de pessoas: transparência e qualidade de vida nas organizações judiciárias, ambos promovidos pelo CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho). Fundador do IAPPF (Instituto Autônomo de Pesquisas Psicofilsóficas).
Rogério Dornelles, médico, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1986. Especializado em Medicina do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1989. Pesquisas, do ano 2002 a 2012, sobre as condições de saúde e trabalho dos servidores do Judiciário Federal do Rio Grande do Sul, em associação com o Centro de Documentação e Pesquisa (CEDOP)/UFRGS, sob orientação do Prof. Álvaro Merlo. Aulas ministradas no curso de especialização em Medicina do Trabalho/UFRGS. Membro da equipe de professores do Curso de Perícias Judiciais de Periculosidade, Insalubridade e Laudos Técnicos promovidos pela Associação Mineira de Engenharia de Segurança de Minas Gerais – AMES.
Mariana Cristina é psicóloga, militante do MNLA – Movimento Estadual da Luta Antimanicomial, do NEMLA RJ- Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial e Fórum de Trabalhadores da Saúde Mental do Rio de Janeiro. Atualmente coordena o Serviço Residencial Terapêutico do Caps Clarice Lispector, serviço substitutivo aos manicômios que visa à reinserção social de pessoas com histórico de longa institucionalização. Pós- Graduação em Psicanálise e Saúde Mental, UERJ. Tema de pesquisa “Os desafios da clínica psicanalítica com crianças surdas”. Março/ 2009 – Dez/ 2010. Superior Completo – Faculdade de Psicologia – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Concluído em 2008. Especialização curricular: Intervenções Clínico-Educacionais junto à criança e o adolescente: constituição da subjetividade e da cidadania. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP. Fev/2008 – Dez/2008. Especialização extracurricular: Clínica psicológica com crianças e adolescentes que apresentam distúrbios de comunicação e linguagem. Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios de Comunicação PUC-SP, DERDIC.  Fev/2007 – Dez/2008.
ARTHUR LOBATO é Psicólogo. Atua principalmente nos temas: Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral. É consultor na área de saúde e combate ao Assédio Moral no Trabalho nos sindicatos de trabalhadores da justiça de Minas Gerais, SINJUS-MG, SERJUSMIG, SITRAEMG e no Plantão Sindical de Atendimento às Vítimas de Assédio Moral. Coordenador da Comissão de Combate ao Assédio Moral de sindicatos de servidores da justiça de Minas Gerais, SINJUS- SERJUSMIG e do Plantão Sindical de Atendimento às Vítimas de Assédio Moral, desde 2007. Coordenador do Departamento Saúde e Combate ao Assédio Moral dos Servidores da Justiça Federal, SITRAEMG. Ministrou curso de Combate ao assédio moral na AJURIS – Escola Superior da Magistratura para juízes e desembargadores do Rio Grande do Sul. Sócio colaborador da ANAMT – Associação Nacional de Medicina do Trabalho. Participou de Congressos Internacionais sobre Assédio Moral no Brasil, Argentina, México. Colaborador na redação do projeto da Lei Complementar 116/2011 – combate ao assédio moral no serviço público do Estado de Minas Gerais. Responsável pelo blog:http://assediomoralesaudenotrabalho.blogspot.com.br/.
Carlos Eduardo Carrusca Vieira, doutorado e Mestrado em Psicologia pela UFMG. Psicólogo, Consultor e Professor da Faculdade de Psicologia da PUC Minas. Autor dos livros “Traumas no Trabalho: uma nova leitura do Transtorno de Estresse Pós-traumático”, “O cotidiano dos vigilantes: trabalho, saúde e adoecimento”, “Assédio: do moral ao psicossocial – desvendando os enigmas da organização do trabalho” e de artigos científicos no campo da Psicologia do Trabalho e da Saúde Mental e Trabalho.
Tema da palestra: “Traumas psicológicos no Trabalho e os Primeiros Socorros Psicológicos” ou “Traumas psicológicos no contexto laboral”.
ROBERTO HELOANI, pós-doutorado em Comunicação pela USP e Livre- Docente em Teoria das Organizações pela UNICAMP, Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1980) e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982). Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1985), Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991). Atualmente e? Professor Titular e pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade Esta- dual de Campinas, na área de Gestão, Saúde e Subjetividade. Professor conveniado junto a? Universite? de Nanterre (Paris X). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho, Saúde no Trabalho, psicodinâmica do Trabalho. Membro fundador do site www.assediomoral.org Atua principal- mente nos seguintes temas: Ética no Trabalho; Assédio Moral e Sexual e na área da Saúde no e do Trabalho.

Nenhum comentário: