quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

TRF1 adere à campanha Janeiro Branco, de prevenção à saúde mental


Confira, também, os comentários do SITRAEMG a respeito da iniciativa.
Foi publicada na edição nº 1820, desta quarta-feira (31/01/18), do boletim Primeira Região, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), a seguinte nota:
“TRF1 e SJDF aderem ao Janeiro Branco
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e a Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) aderiram, no início deste mês, à Campanha Janeiro Branco que propõe um debate sobre temas como “Saúde Mental”, “Saúde Emocional”, “Psicoeducação”, “Educação Emocional” e “Harmonia nas Relações”.
Criada em 2014 em Uberlândia, Minas Gerais, a Campanha tem conseguido envolver psicólogos, profissionais da saúde, da mídia e outros cidadãos em um esforço espontâneo, horizontal, solidário e coletivo em prol da conscientização das pessoas a respeito dos cuidados que todos devem ter com a saúde mental e com a saúde emocional de cada indivíduo.
Por meio de posts em redes sociais, faixas e banners em espaços públicos das cidades, a Campanha Janeiro Branco incentiva uma comunicação assertiva e direta com a população, sensibilizando a comunidade com relação a temas e questões fundamentais para a saúde mental do indivíduo.
Diante disso, equipes de saúde do TRF1 e da SJDF abraçaram essa ideia por entenderem que a Campanha Janeiro Branco pode ajudar com a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis. Para atingir esse objetivo, os profissionais convidam a todos que precisem de um espaço para repensarem o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos, o autoconhecimento de emoções e o reflexo dessas análises em seus comportamentos a agendarem um horário para serem acolhidos pelas psicólogas e, eventualmente, caso necessário, serem encaminhados ao atendimento na rede credenciada de saúde ou nos serviços públicos de atendimento especializado.
Os agendamentos podem ser feitos no Tribunal pelo telefone 3314-5219 e na Seção Judiciária do DF pelo número 3221-6736.”

Comentários do SITRAEMG

“Aplaudo a iniciativa da Justiça Federal, que chega num momento muito oportuno, já que, em meados do ano passado, estivemos reunidos com a diretoria do foro para tratar, exatamente, do adoecimento emocional de parte dos servidores. As mudanças pelas quais o mundo vem passando, aliadas ao excesso de trabalho no Judiciário Federal, que a cada dia estabelece mais e mais metas a serem alcançadas, são fatores que, de certa forma, exercem uma pressão enorme, que recai sobre os servidores. Criar uma data, mesmo que anual, para debater, investigar as causas e propor soluções para esses transtornos mentais, com certeza irá contribuir muito para a saúde do trabalhador do judiciário. Não custa lembrar que o servidor sadio, num ambiente também sadio, trabalha e produz melhor”, avalia o coordenador do SITRAEMG Nestor Santiago, servidor da Justiça Federal em Belo Horizonte.
“A campanha Janeiro Branco só será efetiva se for incluída a organização do trabalho como fator de sofrimento e adoecimento psíquico”, ressalva o psicólogo Arthur Lobato, coordenador-técnico do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM) do SITRAEMG.

Nenhum comentário: